Sítio paleontológico é tombado

Decreto da Prefeitura de Prudente diz respeito ao terreno no Parque dos Girassóis, onde foram encontrados fósseis de aves do período cretáceo, de 70 milhões de anos atrás

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 27/02/2020
Horário 05:18
 Arquivo - Sítio paleontológico já recebeu visitas de pesquisadores de diversos países
Arquivo - Sítio paleontológico já recebeu visitas de pesquisadores de diversos países

Presidente Prudente conta com um local histórico, um verdadeiro cenário de filme, no Parque dos Girassóis, onde já foram encontrados fósseis de aves do período cretáceo e que viveram por aqui há mais de 70 milhões de anos. Para preservar o ambiente, mas não apenas isso, e sim a história presente nele, é que a Prefeitura publicou na sexta-feira, no Diário Oficial, o Decreto 30.661, que declara, em caráter definitivo, o tombamento da área. “A intenção é que no futuro esse lugar se torne um Parque Paleontológico, permitindo visitações técnicas de estudantes e de toda comunidade”, aponta o perfeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB).

Para isso, algumas estratégias vão começar a ser elaboradas pela administração pública, como a busca por parcerias com instituições de ensino superior para a exploração e estudos científicos no local, e o cercamento, nos próximos dias, como forma de proteção da área, cuja finalidade é a de evitar qualquer tipo de depredação no sítio paleontológico.

O documento considera que é de competência do município realizar ações para proteção dos sítios arqueológicos e paleontológicos, tanto com fundamento nas leis ambientais como na legislação de patrimônio cultural brasileiro.

SÍTIO PALEONTOLÓGICO

NO OESTE PAULISTA

Não é de hoje que o terreno recebe visita de pesquisadores para análise dos fragmentos presentes por lá. Em maio do ano passado, por exemplo, pelo menos sete pesquisadores, brasileiros, americanos e argentinos iniciaram novas escavações no sítio paleontológico. À época, o pesquisador e coordenador do Museu de Paleontologia de Marília (SP), William Nava, afirmou que em nível de América do Sul, mas também mundial, o espaço é o mais rico em fósseis de aves da época dos dinossauros.

“Tudo teve início a partir da evidência, em 2004, de que aqui havia pequenos ossos de aves. Desde antão, passamos a trabalhar esse material e concluímos que, de fato, os animais primitivos habitaram a cidade e foram fossilizados”, apontou William na ocasião, o que não é tão comum de se encontrar, como é o caso dos dinossauros, principalmente por serem itens pequenos.

Publicidade

Veja também