1ª Pedalada de Nossa Senhora do Carmo será realizada neste sábado

Evento é mais uma forma de comemoração à santa em cada dia 16 de todo mês, além da promoção do esporte, qualidade de vida e confraternização da comunidade

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 15/12/2023
Horário 09:05

Neste sábado, será realizada a primeira edição da Pedalada em Honra a Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente. De acordo com o pároco da igreja, padre Edcarlos Moreira, o percurso será de 38 km (quilômetros) saindo às 5h da igreja matriz, seguindo pela estrada que passa atrás do Sesi (Serviço Social da Indústria), indo para Montalvão e retornando pelo entorno do João Domingos Netto, pela pista de ciclismo, de volta à paróquia, onde todos se confraternizarão num café da manhã. A inscrição deve ser feita pelo WhatsApp da paróquia. Pede-se a colaboração de R$ 20 apenas para os ciclistas que participarão do café, que pode ser pago em Pix (CNPJ da paróquia).

Conforme o padre, todos podem participar. Basta ter resistência, pois o trecho é longo. Ele brinca e aconselha que venham preparados para os 38 quilômetros, que não são muitos, mas tem “umas subidas de respeito”. “Oferecer este evento para a comunidade é importante até para que as pessoas sejam evangelizadas, porque querendo ou não, isso é uma forma de evangelizar. É importante praticarmos esportes, atividades físicas para podermos melhorar o nosso físico para as outras atividades que precisamos desempenhar no dia a dia, como no trabalho, na oração. E para o nosso bem-estar, para termos qualidade de vida, que é maravilhoso!”, exclama o sacerdote.

Padre Edcarlos, que é adepto do ciclismo, deseja mesmo é colocar mais pessoas que já pedalam para saírem juntos nos passeios. E por conta do Dia de Nossa Senhora do Carmo, comemorado em 16 de julho, todo dia 16 de cada mês a programação da paróquia é especial, onde fazem pães, vendem bolos, é celebrada a missa de cura e libertação, então neste ele decidiu também fazer a pedalada. 

Nesse dia, geralmente também tem a peregrinação em que saem a pé do Centro de Formação da paróquia, sempre no dia 14, quando o dia 16 também cai no sábado. Mas, por conta das festas de fim de ano, o padre diz que resolveram por cancelar este mês porque dispende de se pagar um valor maior por causa da alimentação, certificado, cajado, camiseta.
“Foi assim que tive a ideia de fazer o pedal de Nossa Senhora do Carmo. Fiz um vídeo, coloquei no Instagram da paróquia, em minha página também e as pessoas foram aderindo”, expõe o padre.

Uma forma de se confraternizar

Ao pensar em promover esse pedal, padre Edcarlos não teve nenhuma pretensão de juntar uma multidão. Mas sim, que as pessoas soubessem que o padre vai pedalar e se alguém quiser acompanhá-lo será um prazer para ele ter a companhia e depois poderem se confraternizar na hora do café da manhã.

“É até uma forma também de eu conhecer as pessoas, saber o nome de quem está ali. Promover o esporte. Que Deus abençoe a todos os que se inscreveram, sejam muito bem-vindos. Os que não se inscreveram também. Que Nossa Senhora do Carmo interceda para que todos possamos nos divertir, fazer um dia maravilhoso, depois você vai para o trabalho, para a sua casa, para os seus afazeres com alegria, com amor, Deus abençoe a todos”, abençoa feliz o padre.

SERVIÇO 
Data: sábado, 16 de dezembro
Horário: a partir das 5h
Saída: Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo – Praça João Salgari
Mais Informações: (18) 3223 – 5637 (WhatsApp)
PIX: 44.859.254.005-69

Cedida

Padre Edcarlos, idealizador dessa iniciativa que visa confraternizar a comunidade 

Religioso é adepto dos passeios de bikes pela cidade

Publicidade

Veja também