"A Cor da Sua Pele"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 10/05/2022
Horário 07:00

Engana-se quem pensa que a primeira protagonista negra possa ter sido Taís Araújo ou mesmo Zezé Motta. A grande pioneira foi Iolanda Braga na telenovela “A Cor da Sua Pele”, levada ao ar em 1965 pela TV Tupi, tendo sido também a primeira novela com temática de amor inter-racial há mais de 50 anos quando o preconceito era muito mais nítido e evidente. A novela foi escrita por Walter George Durst e dirigida atriz Wanda Kosmo e foi lançada com promoção de publicidade, tendo sido quase estrelada por Vera Couto, com destaque na época por ter sido vice Miss-Brasil um ano antes. Na trama, Clotilde (Iolanda Braga) é uma moça branca e batalhadora, que sofre preconceito da sociedade ao se envolver com o branco Dudu (Leonardo Villar, muito popular pela repercussão do filme “O Pagador de Promessas”, de 1962). Com o sucesso da trama, Iolanda Braga também foi pioneira na publicidade: foi contratada para estrelar um comercial dos cosméticos Belinda. Iolanda Braga faleceu em 2021 aos 79 anos com pouca repercussão na imprensa. 
    
“Pilates e idosos”

A técnica corporal pilates foi desenvolvida em 1920 pelo seu criador Joseph Pilates, que visava trabalhar mente e corpo como uma unidade bem conectada, buscando melhorar a consciência corporal. Atualmente é uma técnica bastante reconhecida para a melhora e prevenção de problemas da coluna vertebral, embora tenha benefícios em diversos segmentos do organismo humano. A obtenção de saúde com a técnica pilates busca trabalhar os fundamentos de equilíbrio, flexibilidade, consciência corporal, consistência muscular, reabilitação de lesões e reeducação de movimentos. A importância do pilates para os idosos se fundamenta num princípio essencial para o envelhecimento: que o idoso continue se exercitando, para que se reduzam as chances de perdas de funcionalidade, alívio de dores e insônia, dependência de terceiros e a prevenção de múltiplos acometimentos músculoesqueléticos e cerebrais típicos das faixas etárias avançadas. O método pilates é uma das melhores alternativas para o público idoso porque combina exercícios com baixo impacto, trabalhando os músculos específicos para cada necessidade, contribuindo na coordenação, no fortalecimento, na conservação da massa muscular e no condicionamento cardiovascular. Por não apresentar muito impacto, torna o método bastante seguro, trabalhando áreas do corpo que são fundamentais para a conservação funcional das pessoas que estão envelhecendo. Trabalha principalmente corrigindo a postura, ativando a circulação e tensionando os músculos através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artroses e dores generalizadas. Trabalha também os músculos profundos, incluindo os que controlam o fluxo de urina e a musculatura intestinal, prevenindo incontinência urinária e fecal. Várias pequenas atividades que são óbvias para os jovens podem ser recuperadas como sentar e levantar, reerguer-se ao cair, amarrar um tênis, vestir uma roupa sozinho, adiando a dependência funcional. Dentre outros benefícios para idosos, estão ainda: aumento da densidade mineral óssea, melhoria na flexibilidade das articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular e, fundamentalmente, contribuindo no bem estar e sensação de satisfação de quem pratica. 

Dica da Semana

Filmes

O Pai da Rita:
Brasil. Direção: Joel Zito de Araújo. Elenco: Ailton Graça, Wilson Rabelo, Antônio Pitanga, Jéssica Barbosa, Léa Garcia, Paulo Betti. Dois compositores da Velha Guarda da Vai Vai em São Paulo são amigos de longa data e tem uma curiosidade há décadas: o que teria acontecido à passista Rita por quem ambos foram apaixonados, até que uma jovem, filha da passista, aparece na vida dele e quase acaba com a amizade da dupla. Lançamento nacional nos cinemas programado para esta semana. 


 

Publicidade

Veja também