A desconfiança do brasileiro...

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 22/03/2023
Horário 04:30

Já há algum tempo tinha essa grande curiosidade em saber qual o motivo do Brasil nunca ter ganho um Prêmio Nobel. Porque a Argentina, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e o México têm, e nosso Brasil não tem. O que verdadeiramente o impedia, sabendo que grandes célebres que já deixaram e deixam o Brasil em evidência, e que podemos até nos orgulhar e muito. Mas será isso mesmo? Esse estranhamento de não entender o porquê de tantas mentes eminentemente férteis, brilhantes e muito capaz de tantos méritos, e passamos a não entender o porquê dessa façanha não se expandir pelo mundo, já que somos criadores em tantas coisas. 
Evidentemente não inventamos a bomba atômica (não sei se isso seria tão inteligente devido a sua intenção). Não criamos um satélite multiuso de pequeníssima espessura e tamanho e que consiga imergir pela atmosfera e dar todo feedback que o mundo tanto precisa e que nos daria um caminho tão próximo a um Prêmio Nobel da paz. Estaríamos verdadeiramente tão longe de algum índice que jamais poderíamos não ser classificado por não merecer? 
Praticamente em grande parte das esferas, seja possível que por unanimidade o povo brasileiro é devoto de apoio e ajuda em qualquer que seja uma necessidade. Seja procedente que o povo brasileiro seja tão plausível de suas condutas que chegamos a tal ponto de querer entender determinados assuntos e não podemos ser beneficiados por algum Prêmio Nobel. 
Pois bem, Ozires Silva nasceu em 1931, é um engenheiro aeronáutico brasileiro. Foi presidente e cofundador da Embraer. Presidiu também a Petrobras e a extinta Varig. Tempos atrás, participou de um jantar em Estocolmo na Suécia, onde grandes nomes estariam ali para celebrar os grandes vencedores do Prêmio Nobel. 
Na sua observância e dentro de sua elegância, algo o incomodava, tanto que se aproximou dos representantes, do comitê, aqueles que precedem uma comissão e que julgam os melhores, dentro de categorias que fazem a diferença, seja ela na ciência, ou algo relevante que contribua a humanidade. Se aproximou, e perguntou a um deles por que o Brasil não tinha um Prêmio Nobel. Depois de um tempo, após terem tomado alguns drinks, um deles respondeu: “Vocês brasileiros são destruidores de heróis”. Ele, Ozires, sentiu uma pancada no estômago. E insistiu perguntando o porquê!  
Independente do país, todos os candidatos que apareceram, o Brasil foi o único que jogaram pedra, não tem apoio da população em seus indicados. E na sua essência ele complementa dizendo: Sei lá o que acontece, se é uma desconfiança, ciúmes, pois o brasileiro não confia um no outro e nada acontece... E isso seja em qualquer área que destaque. Não valorizamos e sempre usamos a indiferença daqueles que realmente fazem a diferença. Pelo visto, ainda não aprendemos nada realmente. E o nosso Brasil está aí caminhando, e o próximo?
 

Publicidade

Veja também