Treinador da Seleção Brasileira e presidente da maior equipe de esgrima do país, Dourado Esgrima Club, Diego André Coutinho Dourado, que estará no TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente), no dia 25 de outubro, das 9h às 18h, fala com detalhes sobre o evento e o esporte conhecido como “jogo de xadrez com as pernas”, tais como: benefícios e valores desse esporte, públicos e faixas etárias, como a modalidade impacta na vida dos praticantes, entre outros. Confira na íntegra a entrevista.
Qual é o objetivo principal do Workshop de Esgrima que ministrará no Tênis Clube?
Nossos objetivos são dois. Primeiro é mostrar a chegada da esgrima em Presidente Prudente. E, proporcionar uma vivência para profissionais e estudantes da educação física, para que num futuro eles se tornem técnicos de esgrima também e ajudem o Dourado Esgrima Clube a desenvolver a modalidade na região. Além de proporcionar uma vivência para os sócios do Tênis, as crianças, jovens e adultos.
O que os participantes podem esperar dessa experiência?
Os participantes, tanto o grupo da educação física quanto os sócios do clube, poderão ter uma experiência muito bacana de uma modalidade nova, encantadora, que chama atenção. A oportunidade de conhecer uma modalidade olímpica tão rica como a esgrima.
Como será a dinâmica das atividades — mais prática, teórica ou uma combinação das duas?
A nossa ideia é, na parte da manhã, fazer uma oficina com o pessoal da Educação Física, os profissionais, estudantes, mostrar um pouco da modalidade e como ministrar as aulas. E à tarde, para os sócios, dar uma vivência respeitando as faixas etárias das turmas, para o pessoal conhecer as técnicas básicas da esgrima e poder fazer alguns combates.
Para o público geral — profissionais e estudantes da Educação Física, sócios, crianças e jovens — quais os benefícios de vivenciar esse esporte?
Poxa, vivenciar a esgrima será uma experiência única. Provavelmente, todos que forem participar dessa oficina nunca viram a esgrima de perto. Então a experiência, os benefícios que terão, serão inúmeros. Ter uma experiência rica de uma modalidade diferente e poder ver de perto o que é esgrima.
A esgrima é um esporte que pode ser praticado por pessoas de todas as idades?
Sim. Tanto que existem até competições oficiais de esgrima desde crianças de 7, 8 anos até jovens idosos de 60, 70.
O que as crianças costumam aprender com a esgrima além dos movimentos com a espada?
Além dos movimentos físicos e técnicos, a esgrima pode desenvolver as questões cognitivas. As crianças melhoram muito o rendimento escolar com a prática porque se tornam mais focadas, com pensamento estratégico mais aguçado, tomam decisões mais rápidas. A esgrima é um esporte que exige muito dessa combinação de movimentos com a estratégia mental. Então isso faz com que a pessoa se desenvolva como um todo.
Para jovens e adultos, quais são as principais habilidades trabalhadas — físicas e mentais?
A esgrima é um excelente exercício físico, antiestresse. Os adultos amam, após uma jornada árdua de trabalho, ir ao nosso clube. E a gente comenta: ‘veio bater ferrinho, né?” Colocar a máscara, uniforme, jogar esgrima desestressa. Então, as habilidades para os jovens e adultos são excelentes também. A gente diz que a esgrima é uma excelente ferramenta para a ‘formação de líderes’. Essas capacidades que eu já citei de tomadas rápidas de decisão, liderança, pensamento estratégico, são capacidades que líderes precisam. A esgrima é uma modalidade que trabalha muito isso.
Quais cuidados ou adaptações são feitos para cada faixa etária no treino?
Os cuidados e adaptações que precisam ser feitos é mais a questão de segurança. Apesar de ser um dos esportes mais seguros do programa olímpico, a esgrima exige cuidado. Precisamos saber manusear as espadas, não fazer qualquer coisa com elas na mão, ter cuidado com a segurança, evitar brincadeiras.
Quais os benefícios e valores e competências ela desenvolve nos praticantes? De que forma o esporte contribui para o foco, autocontrole e respeito ao adversário?
Os benefícios e valores da esgrima são esses que já citei. Mas, vale enaltecer que a esgrima é um esporte de muita elegância, de muita cordialidade. Os atletas se respeitam, eles são muito honestos uns com os outros. Infelizmente o Brasil tem uma cultura esportiva do ludibriar, do enganar, do fazer cera, do tentar enganar o árbitro e a esgrima não tem nada disso. A esgrima é esporte que é totalmente ao contrário disso. Por isso que é um bom esporte para o desenvolvimento de crianças, porque além da prática esportiva, a esgrima ensina valores.
“ALÉM DE TODOS OS BENEFÍCIOS FÍSICOS E COGNITIVOS QUE A ESGRIMA AJUDA, OS COMPORTAMENTAIS TAMBÉM SÃO MUITO TRABALHADOS. O ESPORTE, POR SI SÓ, AS SUAS CARACTERÍSTICAS CONTRIBUEM MUITO PARA O DESENVOLVIMENTO DE FOCO, AUTOCONTROLE, RESPEITO AOS ADVERSÁRIOS”
Que lições da esgrima podem ser levadas para a vida fora das pistas?
Exatamente os valores de respeito com o outro, de cordialidade. Por exemplo, você não ouve gritaria, palavrão, numa competição de esgrima. Além de todos os benefícios físicos e cognitivos que ela ajuda, os comportamentais também são muito trabalhados. O esporte, por si só, as suas características contribuem muito para o desenvolvimento de foco, autocontrole, respeito aos adversários.
Nos conte um pouco sobre sua trajetória na esgrima...
Fui atleta profissional de futebol, mas encerrei a minha carreira muito cedo. Então entrei para a Faculdade de Educação Física, onde iniciei a minha trajetória na esgrima, em 2007, ao conhecer o esporte. Me interessei e quis saber mais sobre a modalidade e entendi que esta poderia ser algo para eu poder trabalhar. Uma modalidade diferente, pouco desenvolvida no país. Vi uma oportunidade comercial, de negócio mesmo, porque todo mundo da área da Educação Física acaba indo para os mesmos esportes. Mesmas áreas. Eu quis fazer algo diferente.
Como e quando começou a praticar esse esporte?
Nunca fui atleta de esgrima. Busquei de cara uma formação como técnico. Não tive essa possibilidade de ter uma carreira de atleta de esgrima porque na época que eu conheci a esgrima na faculdade era esporte de muito pouco acesso. Fui treinando com o mestre, que foi na minha faculdade para poder conhecer mais a modalidade, me formar como professor e começar a dar aulas.
Quais os principais momentos ou conquistas da sua carreira até aqui?
Hoje as minhas principais conquistas são como treinador com os meus atletas. Eu faço parte da equipe brasileira de técnicos, sou treinador da Seleção Brasileira de Esgrima. Já tivemos muitas conquistas como 15 Campeonatos Brasileiros, oito Sul-Americanos e Pan-Americano.
O que mais te encanta na esgrima — técnica, estratégia, disciplina, história…?
O que mais me encanta na esgrima é a disciplina técnica, aquilo que ela desenvolve na pessoa. É uma excelente ferramenta de desenvolvimento pessoal. As possibilidades esportivas também acontecem, como em outra modalidade qualquer, porém o desenvolvimento pessoal que a esgrima proporciona é o que me encanta. A esgrima é esporte conhecido como ‘jogo de xadrez com as pernas’. Jogo estratégico. Jogo onde o pensamento estratégico está a todo momento ali sendo exigido. E além disso a esgrima acaba sendo muito mais do que um esporte e sim estilo de vida. A esgrima é uma modalidade que agrega muito para a vida da pessoa.
Como você se sente em trazer essa vivência ao Tênis Clube de Presidente Prudente?
Pra nós, é um orgulho levar essa vivência para o Tênis Clube de Presidente Prudente porque será o pontapé inicial para o desenvolvimento da esgrima na região. O Dourado Esgrima Club firmou uma parceria com o Tênis para juntos desenvolvermos a prática do esporte na região, não somente no clube mas, levar para escolas, projetos sociais... Transformar Presidente Prudente em um polo importante da prática de esgrima no país.
Que mensagem gostaria de deixar para quem ainda não conhece a esgrima e está pensando em participar? Pode deixar um convite especial para os participantes das diferentes turmas do dia 25?
Quero convidar todo mundo, os profissionais de Educação Física, os estudantes da área, e os sócios do Tênis Clube de Presidente Prudente, para irem conhecer essa modalidade que com certeza se apaixonarão. O que a gente mais ouve na esgrima de pessoas que experimentam é que: “poxa eu não sabia que era legal assim!” Então tenho certeza que as pessoas que vivenciarem terão essa sensação também. Fica nosso convite para no dia 25 estarem com a gente, no Tênis Clube de Presidente Prudente, para poderem vivenciar um dos mais nobres esportes que é a esgrima.
Fotos: Cedidas
Hoje ele faz parte da equipe brasileira de técnicos; é treinador da Seleção Brasileira de Esgrima
Diego André soma muitas conquistas, como 15 Campeonatos Brasileiros, 8 Sul-Americanos e Pan-Americano