“A fala ecoa longe e tem poder da transformação” 

O dia 8 de março é uma data para refletir sobre o papel que nós, mulheres prudentinas, ocupamos na sociedade.  É um dia para pensar, também, sobre a força que temos para transformação da comunidade. 
Um caminho importante para alcançar as mudanças que desejamos e precisamos é a política. Nas eleições de 2020, porém, apenas 12% dos municípios do país elegeram mulheres como prefeitas. Nas câmaras municipais, elas correspondem a 16% do total de vereadores. São dados que demonstram o longo caminho a percorrer na busca pela representatividade. 
Como representantes do PSDB Mulher, vinculado ao Partido da Social Democracia Brasileira/Diretório Municipal de Presidente Prudente, lutamos diariamente para ocupar nosso espaço em nome da promoção de uma sociedade mais justa.
O tempo em que vivemos impõe enormes desafios. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a inflação global que afeta nosso dia a dia, a saúde pública estrangulada pela epidemia da Covid- 19, assim como problemas no transporte coletivo da cidade, são problemas que refletem diretamente no dia a dia da população feminina.
Por isso, cabe a nós assumirmos o protagonismo na luta por mudanças concretas que garantam nossos direitos e beneficiem a sociedade como um todo, seja por meio de leis, programas ou políticas públicas. 
Defender a igualdade entre homens e mulheres é compreender que o próprio significado da palavra feminismo não tem relação com a oposição aos homens. Ao contrário, é um movimento que busca um mundo com mais igualdade de gênero, com acesso das mulheres aos direitos e oportunidades que, historicamente, lhes têm sido negados. 
Equidade que não observamos no mercado de trabalho, por exemplo, onde ainda ocupamos poucos cargos de liderança e recebemos salários mais baixos, em comparação à realidade de outros países. Um problema, aliás, que afeta mais profundamente as mulheres negras e periféricas. 
Para que as mulheres sejam respeitadas em seus direitos e conquistem seu lugar na sociedade e na política, é preciso que juntas - independentemente de ideologias - lutemos para fazer valer nossa voz que pede por mudanças e anseia pelo fim da violência de gênero. 
No Senado Federal há uma representante do Estado de São Paulo, a senadora Mara Gabrilli, que muito tem feito em defesa das mulheres, da saúde e pelas políticas de inclusão. 
O governo João Doria, do Estado de São Paulo, com o auxílio da sua base no Poder Legislativo, que tem um representante em Presidente Prudente e região, o deputado Mauro Bragato, tem apoiado e incentivado a aprovação de políticas públicas para as mulheres.
É importante, também, que as vozes de mulheres que fizeram e fazem história, principalmente as que estão próximas a nós, sejam inspiração para seguirmos nessa jornada. Citamos o exemplo da ex- primeira dama de Presidente Prudente, que temos a honra de ter como correligionária do PSDB Mulher, Maria Auxiliadora de Freitas Constantino, que homenageamos por sua coragem de fazer a diferença. É hora de nos unirmos, independentemente de cores partidárias ou ideológicas, em prol do projeto de uma cidade mais justa e respeitosa com as mulheres. 
Presidente Prudente, março de 2022
 

Publicidade

Veja também