“A Feicorte veio para ficar e será  para sempre em Prudente”, anuncia governador em abertura da feira

Acompanhado do ex-presidente Jair Bolsonaro e inúmeros secretários estaduais, Tarcísio oficializou doação do recinto para o município, nesta terça-feira

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 17/06/2025
Horário 20:18
Foto: Governo de SP
Regulamentação do Fundesa-PEC se deu nesta terça-feira, durante abertura da Feicorte
Regulamentação do Fundesa-PEC se deu nesta terça-feira, durante abertura da Feicorte

“A Feicorte [Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne] veio para ficar e será para sempre em Presidente Prudente”. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Rep), durante a abertura do evento, realizada nesta terça-feira, no Recinto de Exposições Jacob Tosello. Na oportunidade, ele oficializou a doação definitiva do espaço, de 20 hectares (aproximadamente 200 mil metros quadrados), ao município.

Tarcísio estava acompanhado do ex-presidente Jair Bolsonaro e inúmeros secretários estaduais, entre eles, o chefe da pasta da Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, que assinou a Resolução SAA-38, que regulamenta o Fundesa-PEC (Fundo de Defesa da Sanidade Pecuária), cujo principal objetivo é assegurar uma resposta ágil a emergências sanitárias, como eventuais focos de febre aftosa, promovendo a segurança sanitária e econômica da pecuária paulista.

Em seu discurso, Piai destacou a importância do agronegócio para a economia brasileira, afirmando que “político que não respeita produtor rural não tem que sentar em cadeira nenhuma”. Ressaltou que São Paulo é o Estado que mais exporta proteína no Brasil e que o governo está comprometido em apoiar o produtor rural, entregando títulos de terra e combatendo a invasão de terras.

Convidado ilustre

Ovacionado por milhares de apoiadores, Jair Bolsonaro enfatizou a importância de preencher espaços políticos com bons nomes e destacou que o Brasil tem potencial para superar desafios. Ele mencionou que “eleição, sem Jair Bolsonaro, é negação da democracia” e expressou seu desejo de continuar influenciando o cenário político brasileiro.

“Tem certas coisas que acontecem na vida da gente que só Deus explica. Uma sobrevida, um mandato... E mais difícil do que o mandato é como você vai preencher os espaços. Se a gente não preencher os espaços com bons nomes, o pessoal ruim toma conta”, comentou Bolsonaro. “Me deem 50% da Câmara que eu mudo o Brasil. Eu digo que o Brasil tem jeito. Se não tivesse, eu já tinha jogado a toalha há muito tempo. Eu duvido que tenha alguém que tenha sido mais perseguido nesse país do que eu. Mas, vale a pena. Nós temos que enfrentar os desafios, nós mexemos com o sistema. O Brasil tem jeito. Eu costumo dizer que aqui é a terra prometida do ocidente”, complementou.

“Quem tem o agro como o nosso? Quem tem riquezas naturais como as nossas?”, questionou. “Quem tem as mulheres mais bonitas do Brasil? A gente faz comparações. Dá para comparar Paulo Guedes com Haddad? Renan Filho com Tarcísio? Dá para comparar Janja com a Michelle? Nós mostramos que o Brasil tem jeito”, brincou o ex-presidente.

Doação oficializada

Tarcísio, por sua vez, agradeceu a confiança depositada por Bolsonaro e destacou as realizações do governo anterior, como o crescimento econômico e a implementação do Pix. Afirmou que a missão do ex-presidente ainda não acabou e que ele continuará a contribuir para o Brasil.

“Sou muito grato a vocês por estarem conosco hoje aqui, neste dia especial, e agradecer ao presidente Bolsonaro, que foi a pessoa que apostou em mim, ao prefeito Tupã [Milton Carlos de Mello – Republicanos], grande companheiro. A gente sabe que era um sonho passar esse recinto de exposição para a Prefeitura e, hoje, o governo do Estado está fazendo isso”, disse Tarcísio.

Por sua vez, o chefe do Executivo prudentino retribuiu o agradecimento. “A Feicorte é um evento marcante, com a cidade recebendo pecuaristas do mundo inteiro. É uma honra muito grande sediar esse evento e a gente tem que agradecer muito ao governo, ao Piai. Hoje é um dia muito especial para nós, recebemos o recinto e tenho certeza que vamos receber ainda mais”, considerou Tupã.

Ainda durante o evento, foram entregues 837 títulos de propriedade rural, simbolizando o compromisso com a segurança jurídica no campo. O evento foi encerrado com otimismo, reforçando a importância da Feicorte como uma plataforma para mostrar a qualidade e a sustentabilidade da carne brasileira. As autoridades presentes reafirmaram seu compromisso com o desenvolvimento do agronegócio e a promoção de políticas que beneficiem o setor e a população rural.

Mellina Dominato


Tarcísio estava acompanhado do ex-presidente Jair Bolsonaro e inúmeros secretários estaduais

Mellina Dominato


Ovacionado por apoiadores, Bolsonaro expressou desejo de seguir influenciando cenário político brasileiro

Publicidade

Veja também