"A missão das Irmãs de Contemplação é ser o suporte da Igreja pela oração", afirma Priora Geral da ordem

SINOMAR CALMONA

Em entrevista, Irmã Raquel Cristina explica a diferença entre casas de missão e contemplação, e detalha como será o acesso do público ao novo convento dedicado a São José

COLUNA - Sinomar

Data 23/01/2026
Horário 05:15
 Irmã Raquel Cristina Santana Canoas, Priora Geral do Instituto Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo
Irmã Raquel Cristina Santana Canoas, Priora Geral do Instituto Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo

A inauguração da capela do novo convento das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo marca uma nova etapa para a vida religiosa na região. Para compreender a profundidade desse projeto, conversamos com a Irmã Raquel Cristina Santana Canoas, Priora Geral do instituto, que esclareceu o papel vital que as religiosas desempenham no silêncio da clausura.

O CARISMA CARMELITA: MISSÃO VS. CONTEMPLAÇÃO
O Instituto Carmelita possui dois braços de atuação que se complementam. Segundo a Irmã Raquel, enquanto as irmãs da Casa de Missão estão na linha de frente — pregando retiros e trabalhando diretamente nas paróquias —, as irmãs da Casa de Contemplação possuem um chamado voltado ao recolhimento.
"As Irmãs da Contemplação dedicam-se a uma vida de mais oração. O apostolado delas é voltado para o acolhimento, para a escuta de quem nos procura, para o atendimento de oração e o aconselhamento espiritual", explica a Priora. O foco central é a intercessão contínua pela Igreja e por todas as pessoas que buscam auxílio divino.

A DEDICAÇÃO DA CAPELA DE SÃO JOSÉ
Embora as irmãs já residam em Presidente Epitácio em uma estrutura provisória, a cerimônia de quarta-feira celebra um marco físico importante: a dedicação da capela do novo convento.
"Hoje estamos inaugurando e dedicando a capela a São José. Finalizamos esta parte e a primeira etapa do convento, que em breve será abençoada para que as irmãs se mudem definitivamente", relata Irmã Raquel. Ela ressalta que, mesmo na casa provisória, as religiosas já vêm acompanhando grupos de oração e pessoas que buscam passar dias de retiro.

VISITAÇÃO E ACESSO AO PÚBLICO
Uma dúvida comum entre os fiéis é sobre a possibilidade de conhecer o espaço. A Priora Geral confirmou que, em gratidão a todos que colaboraram com a construção, haverá um período de visitação aberta.
"Sem a ajuda das pessoas não seria possível construir esse convento. Por isso, em dias específicos que comunicaremos em nossas redes sociais, o público poderá visitar tanto a capela quanto o convento", afirmou.
Após esse período inaugural, a capela permanecerá sempre aberta ao público. No entanto, o convento passará a ter a divisão tradicional da vida consagrada: uma área de clausura reservada exclusivamente às irmãs e uma área externa destinada aos leigos e retiros.

A ROTINA DE ADORAÇÃO E SILÊNCIO
O dia a dia no novo convento será pautado pela Liturgia das Horas (Laudes e Vésperas), oração pessoal, adoração eucarística e a celebração da Santa Missa. A proposta do instituto é que o local se torne um refúgio para quem busca paz.
"As pessoas poderão participar desses momentos de oração conosco. Vamos propor dias de retiro de silêncio e também abrir espaço para que paróquias venham passar o dia aqui em oração", conclui a Priora. A programação oficial das atividades será divulgada gradualmente pelas irmãs conforme a ocupação total da nova estrutura.

RAPIDINHAS
...
Bom dia: "Há uma primavera em cada vida: É preciso cantá-la assim florida, pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar." (F. Espanca)
...
Ao olhar cabisbaixo de um amigo, lanço logo o convite: “Vamos à luta! Vale a pena!”.
...
Em 2000, os casais sem filhos representavam 14,9%; 25 anos depois esse número saltou para 20,2%, um crescimento de 36% no período. A cada cinco domicílios no país, um é formado por casal sem filhos.
...
Comida saudável: Com o calor do verão, todo mundo quer manter a cintura comendo carnes magras grelhadas, legumes e saladinhas leves.
...
Dirigir sem cinto, usando celular e velocidade acima da permitida nas ruas da cidade, são as principais contravenções que geraram mais de 70 mil multas, ano passado, no trânsito de Presidente Prudente.
...
Ponto final: Renove-se junto com a virada do ano, busque energias boas.
 

Publicidade

Veja também