O Edifício Pátio Unique, em Presidente Prudente, tem um novo marco visual: o grandioso mural de Prudente de Moraes, que ganhou uma iluminação especial na noite de segunda-feira. Por trás da imponente obra, está o talento do artista Alberto Deodato, que em entrevista, revelou os desafios e as inspirações por trás do projeto.
"Aceitei o desafio", afirmou Deodato, referindo-se à proposta audaciosa do Dr. Felipe de Paula e dos condôminos, que ousaram ao aplicar um grafite em um prédio tão moderno na cidade. Para o artista, a empreitada foi uma novidade: "Foi a primeira vez que eu tinha feito uma empena dessa escala, e a primeira dessa nossa região aqui".
Superando o medo: arte a 18 andares de altura
O maior desafio técnico, segundo o artista, foi o medo de trabalhar em grandes alturas. "Nos primeiros dias, realmente não foi tão fácil lidar com a altura, mas depois a coisa, o trabalho, foi desempenhando com naturalidade e parecia que eu estava pintando no chão, mesmo a 18 andares de altura", relembrou Deodato.
A obra, que ocupa cerca de 400 metros quadrados em uma parede de 600 metros quadrados do Pátio Unique, é uma representação única de Prudente de Moraes. Com foco no preto e branco, característico do trabalho de Deodato, o mural ganhou um toque de cor com três passagens da bandeira da cidade ao fundo, um elemento que quebra a regra de sua produção, mas que "coloca uma luz na figura de Prudente de Moraes".
Iluminação: um detalhe crucial para a arte urbana
A inauguração da iluminação é um "detalhe crucial" para a obra, que agora será vista de dia e de noite. "Precisava, né? Principalmente pelo pioneirismo de se ter um painel dessa escala na cidade e boa parte da contemplação dele vai ser à noite", destacou Deodato. Ele acredita que as pessoas "vão se surpreender bastante" ao ver a empena acesa, que se tornará um novo ponto de referência em Presidente Prudente.
ALBERTO DEODATO E SUA ESPOSA, LUCIANA LISBOA