Atleta do Sesi Prudente é convocado para Pan-Americano Júnior de Badminton

Aos 16 anos, Vinícius Orbolato disputará competição em Lima, no Peru, nas categorias individual e por equipes no sub-17; evento ocorre entre os dias 17 e 21 de julho 

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 22/06/2023
Horário 08:30
Foto: Comunicação Sesi-SP
  Vinícius Viotto Orbolato está entre os 300 atletas, de diversos países, que participarão do campeonato
Vinícius Viotto Orbolato está entre os 300 atletas, de diversos países, que participarão do campeonato

A jornada de Vinícius Viotto Orbolato como atleta teve início no ano de 2013. Aos 6 anos de idade, teve o seu primeiro contato com o badminton, quando o Sesi Prudente iniciou as aulas da modalidade no PAF (Programa Atleta do Futuro). Teve uma breve pausa, por conta dos horários de aula na escola, o que sempre foi prioridade, mas coisas se organizaram, retornou aos treinos e seguiu evoluindo. De aluno do PAF passou para a equipe de treinamento e depois para o rendimento base.

Em 2020, uma lesão aparentemente simples na virilha trouxe o medo de não conseguir mais retornar ao esporte. Duas cirurgias depois e cerca de seis meses de recuperação, voltou às quadras e retomou a sua caminhada com a raquete nas mãos. Até que este ano chegou a um importante destino: a oportunidade de disputar o Campeonato Pan-Americano Junior de Badminton em Lima, Peru, integrando a delegação Brasileira na disputa por equipes.

“Estou muito feliz com essa chance que terei de representar o Sesi e o meu país em uma competição importante para a modalidade. É um marco importante na minha trajetória de atleta”, diz Vinícius. “Quero aproveitar muito bem esta oportunidade de ter contato com atletas de alto nível de países como Canadá, Estados Unidos, Guatemala e Peru, que são muito fortes da modalidade”.

“ESTOU MUITO FELIZ COM ESSA CHANCE QUE TEREI DE REPRESENTAR O SESI E O MEU PAÍS EM UMA COMPETIÇÃO IMPORTANTE PARA A MODALIDADE. É UM MARCO IMPORTANTE NA MINHA TRAJETÓRIA DE ATLETA”
Vinícius Viotto Orbolato

Mayara Bacarin, técnica da equipe, relembra todo o trabalho de formação do atleta e comemora. “É uma conquista para mim e para toda a equipe. Ter um atleta representando a nossa instituição e o nosso país pelo mundo afora é muito gratificante. Tudo isso é fruto do trabalho realizado no dia a dia, contando sempre com o apoio da família que é fundamental”, explica Mayara. “O Vinícius vai disputar a competição por equipes representando o Brasil, o individual e duplas como Sesi e depois ainda vai participar do Sul-Americano, em Lima mesmo. Vai ser uma agenda cheia”.

A competição

O Campeonato Pan-Americano Junior de Badminton ocorre entre os dias 17 e 21 de julho em Lima, no Peru. Cerca de 300 atletas participam do evento, de países como Canadá, Estados Unidos, México, Peru, Guatemala, Jamaica e outras nações de todo o continente americano.


 

Publicidade

Veja também