Calçadão prudentino

Persio Isaac

CRÔNICA - Persio Isaac

Data 05/03/2023
Horário 06:07

A qualquer dia, a qualquer manhã, a qualquer fim da tarde, o Calçadão prudentino recebe todas as pessoas com muito carinho. O centro comercial e turístico mais importante do oeste paulista, cujo projeto foi do arquiteto Kasuo Maezano, seguindo o modelo da cidade de Londrina na gestão do então prefeito Paulo Constantino em 1979. 
Revitalizado em 2011 pelo então prefeito Tupã, deixou ainda mais atraente e se tornou um cartão postal da nossa amada aldeia. Ao som de um violino tocado por um músico de rua, vou caminhando com minha cachorra Amora no meio do corre corre das pessoas. A diversidade de opções de compra é um dos seus pontos fortes. 
O Calçadão prudentino é um shopping center a céu aberto. Comer uma esfiha na lendária lanchonete do Tio Patinhas é uma opção obrigatória e prazerosa. A Praça Nove de Julho deveria ser também revitalizada que daria mais opções de cultura e lazer para o povo prudentino. Já pensaram aos domingos o calçadão de mãos dadas com a Praça Nove de Julho, recheada de atrações musicais e representações teatrais, se tornando também uma referência cultural para toda nossa carente região?
Adoro caminhar com minha cachorra Amora no Calçadão, é uma terapia ao ar livre. O fim de tarde está chegando e ouço o ranger das portas das lojas se fechando, anunciando que mais um dia de trabalho se encerra. Amanhã será outro dia com a esperança alimentando as pessoas a seguirem sempre em frente, buscando um lugar no futuro. 
Um samba de João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro, o “Poder da Criação”, vem à minha mente como uma estrela cadente trazendo a inspiração nesse fim de tarde. Vou caminhando com a Amora, cantando e agradecendo esse privilégio de viver esse prazer. Vamos nessa:

"Não, ninguém faz samba só porque prefere
Força nenhuma no mundo interfere
Sobre o poder da criação
Não, não precisa se estar nem feliz nem aflito
Nem se refugiar em lugar mais bonito
Em busca da inspiração
Não, ela é uma luz que chega de repente
Com a rapidez de uma estrela cadente
Que acende a mente e o coração
E faz pensar que existe uma força maior que nos guia
Que está no ar
Bem no meio da noite ou no claro do dia
Chega a nos angustiar
E o poeta se deixa levar por essa magia
E o verso vem vindo e vem vindo uma melodia
E o povo começa a cantar, lá laia laiá
Lá lá laía laiá..."

Publicidade

Veja também