“Capobrincante”: Em livro, professor aborda benefícios da capoeira na educação infantil

Fabrício Augusto Ribeiro, de Pirapozinho, nos convida a “brincar nesse universo infantil, nessa arte marcial brasileira repleta de encantos”

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 01/09/2023
Horário 09:00
Foto: Cedida
Fabrício e Gabriela Silva de Jesus, que fez a ilustração da capa
Fabrício e Gabriela Silva de Jesus, que fez a ilustração da capa

“Capobrincante: uma inovação na educação infantil”. Este é o livro, estruturado em oito capítulos, que o professor Fabrício Augusto Ribeiro, 38 anos, lançou no último dia 21 às 19h, lotando o auditório da Igreja Matriz São João Batista, de Pirapozinho. Publicado pela Pedro & João Editores, a obra - que tem como público alvo todos os professores, gestores escolares, famílias de estudantes e capoeiristas - surge da vivência prática e teórica do autor, que é professor de Educação Física da educação infantil, mestre de capoeira e pesquisador quanto à capoeira na primeira infância e pode ser adquirida por R$ 60. A capa do livro foi feita pela ilustradora Gabriela Silva de Jesus.

“No lançamento tivemos algumas apresentações culturais: ‘capobrincante com as crianças’ da primeira infância, capoterapia com idosos e roda de capoeira. Esse livro permite ao leitor acessar uma história de vida voltada para o movimento e desenvolvimento da motricidade infantil na primeira infância”, expõe o professor. 

Quem desconhece a arte pode se perguntar como a capoeira pode contribuir com a educação infantil? Então o professor esclarece que, ao refletir sobre a capoeira como conteúdo escolar na educação infantil, somos “convidados a brincar de capoeira” nesse universo infantil, por ser uma arte marcial brasileira repleta de encantos por suas manifestações culturais, históricas e artísticas e que muito pode contribuir com a educação.

“Nessa etapa de ensino, esse esporte se apresenta como um movimento cultural que, além de transmitir a estética gestual, transcende o desempenho motor e abre caminhos para o gesto no campo da performance arte”, salienta.

Implementar inovações na educação infantil

De acordo com o professor, o principal objetivo deste livro é trazer contribuições para o trabalho pedagógico dos profissionais que se doam à educação, a fim de que por meio desta obra, implementem inovações de práticas pedagógicas na educação infantil.

Contribuir com a formação continuada de professores, com vivências nesta modalidade esportiva a fim de proporcionar a efetivação na implementar da Lei nº 10.639/2003 – Ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas. “Além de pensar a escola como um espaço de diálogo e reflexão a partir de uma educação das relações étnico-raciais”, acentua o mestre de capoeira.

Conteúdo de pesquisa

Fabrício destaca que o livro se refere a uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto a um grupo de 50 crianças da educação infantil (Jardim I e Jardim II) do Colégio Jean Piaget de Pirapozinho, na qual foi criada uma prática denominada capobrincante. 

Ele enfatiza que a capobrincante aplicada às crianças da faixa etária entre 3 e 5 anos tem como objetivo desenvolver a prática de uma capoeira brincante, estruturada pela musicalidade infantil com cantigas de capoeira próprias para essa faixa etária. “Além de brincadeiras e danças que contextualizam os aspectos históricos e culturais presentes nessa arte, como, por exemplo, o maculelê, a puxada de rede, o samba de roda e a aplicação de golpes básicos da capoeira de forma lúdica”, destaca.

SERVIÇO
Interessados em adquirir um exemplar do livro podem entrar em contato com o autor pelo (18) 99605-4470 no valor de R$ 60, já inclusa a postagem. 

Fotos: Cedidas

Capoeiristas se apresentaram no lançamento do livro em Pirapozinho


Auditório da Igreja São João Batista ficou lotado

Publicidade

Veja também