“Casa de Nazaré” em Mirante atende mais de 250 crianças e adolescentes

Centro de Formação e Promoção Humana pretende começar a construir sua sede própria em 2023

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 07/01/2023
Horário 08:10
Foto: Cedida
Na entidade, assistidos também vão para a cozinha aprender
Na entidade, assistidos também vão para a cozinha aprender

O Centro de Formação e Promoção Humana “Casa de Nazaré”, entidade filantrópica em Mirante do Paranapanema que atende mais de 250 crianças e adolescentes (de 6 a 15 anos de idade), tanto na cidade como no distrito de Costa Machado, funciona atualmente no salão paroquial da Igreja de Santa Terezinha do Menino Jesus. Não é uma entidade que pertence à igreja católica, mas recebe apoio e colaboração da mesma, principalmente através do padre Thiago Calçado, pároco da igreja.
Segundo o coordenador da entidade, Álvaro Gonçalves de Souza, a intenção é começar neste ano de 2023 a construir a nova sede em Mirante. “Já temos o terreno, e assim poderemos pensar em ampliar o atendimento às crianças e adolescentes que necessitam”.

“Casa de Nazaré"

A entidade foi fundada em 1986. A diretoria atual assumiu os trabalhos em 2021 e tem como presidente o subtenente do Corpo de Bombeiros de Mirante do Paranapanema, Marcos Fábio de Almeida. Assim como Marcos, toda a diretoria é voluntária na entidade. A instituição possui nove funcionários contratados e outras 30 pessoas, que colaboram também de forma voluntária durante todo o ano para organizar eventos para arrecadar recursos para manter o atendimento.
A entidade, de acordo com Marcos, recebe verba dos governos estadual e municipal, mas assim como outras tantas entidades, a conta sempre fica difícil de fechar. Por isso, são realizados eventos para arrecadar dinheiro e manter a “Casa de Nazaré” a mais de 250 crianças e adolescentes em Mirante e em Costa Machado que recebem alimentação. “As crianças e adolescentes vão para a entidade em dois períodos – manhã e tarde. Quem estuda à tarde, vai para a entidade de manhã, toma o café, banho, almoça e depois vai para a escola. Já quem estuda de manhã, sai da escola, vem para a entidade, almoça e toma café da tarde”, explica o coordenador.
Ainda de acordo com Álvaro, além da alimentação, tem outras atividades para a garotada, como aulas de artesanato, esportes, dança e o principal, que é a “roda de conversa”. “O objetivo da entidade é fortalecer o vínculo familiar, pois muitas crianças e adolescentes vêm de famílias totalmente desestruturadas, com laços desgastados. E nós fazemos esse vínculo voltar, a se fortalecer com conversas, dinâmicas. Oferecemos apoio a essa criança e suas famílias”, ressalta Álvaro, que trabalha na entidade há 7 anos e é apaixonado pelo trabalho que desenvolve.
A entidade também faz o acompanhamento escolar das crianças e adolescentes junto à rede municipal de educação.

“Abraçou a causa"

De acordo com o presidente da “Casa de Nazaré”, mesmo com as dificuldades que uma entidade enfrenta, “nós podemos sempre contar com a colaboração dos cidadãos de Mirante”. “Fazemos vários eventos durante o ano e a população sempre colaborou, além de outros parceiros que temos, que também realizam eventos em prol da entidade. A cidade realmente abraçou essa causa”.
O Centro de Formação e Promoção Humana também recebe ajuda vinda do “sócio-colaborador”, que pode ajudar mensalmente com qualquer valor. “Quando recebi o convite para presidir a entidade, a princípio fiquei receoso, mas, com o passar do tempo, a satisfação em poder mudar o comportamento de uma criança, de um adolescente, melhorar a vida deles em família através do nosso trabalho, é uma satisfação enorme. Temos hoje na diretoria pessoas que foram assistidas pela entidade, e isso é maravilhoso, pois mostra o resultado do trabalho que a entidade vem desenvolvendo”, considera o presidente.

SERVIÇO
Se você quer ser um colaborador do Centro de Formação e Promoção Humana “Casa de Nazaré”, de Mirante do Paranapanema, é só ligar no telefone (18) 99634-0394 para mais informações.

Fotos: Cedidas


“Casa de Nazaré” oferece modalidades esportivas para crianças e adolescentes


As mais de 250 crianças e adolescentes de Mirante e Costa Machado aprendem artesanato


Crianças também aprendem a respeitar e preservar o meio ambiente

Publicidade

Veja também