Circuito Sesc de Artes leva programação gratuita para praças de 4 cidades da região

Evento realizado pelo Sesc, com apoio do Sincomércio e das prefeituras, oferece diferentes ações de circo, dança, música, cinema, literatura e oficinas de artes e tecnologias

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 09/05/2024
Horário 08:20
Foto: Katia Tortorella
“Brincadeira”: Cia K revive as travessuras de criança e as brincadeiras da infância com esquetes lúdicas
“Brincadeira”: Cia K revive as travessuras de criança e as brincadeiras da infância com esquetes lúdicas

Arte na rua para todas as pessoas. Esse é o propósito do Circuito Sesc de Artes, que traz uma extensa programação nas áreas de música, teatro, dança, circo, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias para a edição 2024. Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas recebem essas ações, incluindo quatro deles atendidos pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente.

Na região, o Circuito passa por Lucélia (11/5), Mirante do Paranapanema (19/5), Osvaldo Cruz (25/5) e Adamantina (26/6), com as atividades ocorrendo sempre das 17h às 21h nas praças.

A programação é toda gratuita e tem roteiros diferentes nas cidades, mas, dentre elas, o público pode prestigiar, por exemplo, o espetáculo de circo “Brincadeira”, com a Cia K., de São Paulo. Nele, ao som de música ao vivo, companhia revive as travessuras de criança e as brincadeiras da infância com esquetes lúdicas que utilizam diferentes técnicas.

Também ocorre o espetáculo de dança “O Diário de Duas Bicicletas”, com Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, inspirado na cultura popular brasileira e que reúne coreografias de frevo, maracatu, samba, coco, xote, afoxé e caboclinho, entre outras manifestações.

A apresentação musical da Orquestra Frevo Capibaribe, de Pernambuco, recria o clima de bailes e desfiles dos blocos de carnaval de Recife e Olinda. Tem também o espetáculo de teatro “O País que Perdeu as Cores”, da Companhia Barco, de São Paulo, que aborda temas como democracia, coletividade e respeito, inspirado no conto “Quando as cores foram proibidas”, da alemã Monika Feth.

A programação ainda contempla oficinas e vivências nas áreas de literatura, artes visuais e tecnologias, como a “Robozinhos de Madeira”; cinema em realidade virtual; “Gráfica Aberta”; “Brinquedos Ópticos”; “Plantando Poesia”; e contação de histórias. E entre uma atração e outra, sempre tem DJ comandando as pickups e animando a praça.

Um dia diferente

Realizado pelo Sesc São Paulo, em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais, o Circuito Sesc de Artes ocupa espaços públicos que tradicionalmente são pontos de encontro no município. O evento é um convite à população para desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências.

"O Circuito Sesc de Artes é uma iniciativa que proporciona novas trajetórias e roteiros, conectando residentes e visitantes, e promovendo a sensação de pertencimento nas praças e espaços públicos. Essa experiência é essencial para fortalecer laços comunitários, visando democratizar o acesso cultural para mais pessoas", destaca o diretor regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina.

SERVIÇO
A programação completa do Circuito Sesc de Artes em todas as cidades pelas quais ele passa está disponível em sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Geovana Fraga

“O Diário de Duas Bicicletas” reúne coreografias de frevo, maracatu, samba, coco, xote, afoxé e caboclinho

Jose de Holanda

Orquestra Frevo Capibaribe recria o clima de bailes e desfiles dos blocos de carnaval de Recife e Olinda

Publicidade

Veja também