COM ERVAS E CONDIMENTOS

Delícias & Delícias

Prepare para a sua ceia. Se preferir, prepare com antecedência e congele

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 11/12/2019
Horário 07:02

Ingredientes: 150g. de ameixas pretas, 2 maçãs, 1 ½ Kg. de lombo de porco, sal, pimenta-do-reino a gosto, 1 pitada de gengibre em pó, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 xícaras de caldo de carne, 6 colheres (sopa) de creme de leite, 1 colher (sopa) de geleia de ameixa.

Preparo: Leve as ameixas ao fogo com água que as cubra. Deixe levantar fervura e desligue. Deixe esfriar. Retire os caroços. Descasque as maçãs, retire a parte das sementes e corte em cubinhos. Abra o lombo como se fosse um livro. Esfregue a parte interna da carne com sal, pimenta e gengibre. Espalhe a maçã e as ameixas sobre a carne e enrole. Amarre com um barbante. Aqueça o forno em temperatura moderada (180ºC). Derreta a manteiga numa assadeira. Frite a carne até que dourem todos os lados. Despeje o caldo de carne quente por cima. Leve ao forno por umas 2 horas ou até que a carne esteja assada, acrescentando mais caldo conforme se fizer necessário. Retire a carne da assadeira e acrescente o creme de leite e mexa raspando o fundo da assadeira. Junte a geleia e tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino. Retire o barbante e corte a carne em fatias. Sirva com o molho.

Dicas:

  • Você pode substituir o gengibre em pó utilizando ½ colher (chá) de gengibre ralado fresco.
  • Se desejar, poderá também utilizar damasco seco para substituir as ameixas pretas.

 

Saladas . . . sempre deliciosas!

Salada de Manga

  • 300g. de peito de peru em cubos médios, 300g. de queijo branco em cubos médios, 2 mangas em cubos pequenos, 1 pé de alface americana, sal, 4 colheres (sopa) de maionese light, 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã.

 

  • Coloque todos os ingredientes picados numa tigela. Tempere com a maionese light, sal e o vinagre de maçã. Decore com a alface americana.

Salada Colorida ao Molho Golf

  • 1 cenoura média, 10 “dedos” de aspargos em conserva, 100g. de vagem, 6 ramos de couve-flor, 8 palitos de kani.
  • Descongelar e cortar o kani em pedaços. Cozinhar a vagem, a cenoura e a couve-flor (todos em pedaços). Preparar o molho Golf misturando os ingredientes. Colocar o kani no centro de um prato e em volta os legumes cozidos e os aspargos. Servir com Molho Golf.

Molho Golf: 3 colheres (sopa) de maionese, ½ colher (sopa) de catchup, gotas de limão.

MAIS SABORES ESPECIAIS . . .

Estrogonofe de Morango

Ingredientes: 1 kg. de morango, 2 xícaras (chá) de açúcar, 2 latas de creme de leite, a mesma medida (da lata) de leite de vaca, 2 latas de leite condensado, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1 copo de requeijão cremoso, 1 colher (chá) de fermento em pó, 1 caixinha de pó para pudim sabor morango.

 

Preparo: Numa panela coloque os morangos, o suco de limão e cubra com o açúcar e leve ao fogo baixo por mais ou menos 5 minutos ou até o açúcar dissolver e virar uma calda rala. Enquanto isso, coloque numa panela alta o leite comum, o creme de leite, o leite condensado e o pó para pudim e o fermento. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Acrescente o requeijão cremoso e continue mexendo para misturar bem, junte os morangos com a calda e deixe ferver. Esta sobremesa pode ser servida quente ou fria. Se preferir, sirva com suspiro.

NUTRIÇÃO

Frutas Oleaginosas

São ricas em gorduras, mas a sua maioria de gorduras insaturadas que podem ajudar a controlar as taxas de LDL-colesterol, o conhecido “mau colesterol”. Estudos comprovaram as propriedades antioxidantes das oleaginosas.

Conheça um pouco sobre elas:

  • Amêndoas, castanhas de caju: ricas em vitaminas E, B1, cobre, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gordura insaturada. Associada a uma dieta saudável, pode diminuir os níveis de colesterol “ruim” ou LDL, e ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca. Calorias por 100g. – 589kcal.

 

  • Castanha do Pará: rica em selênio e vit. E, antioxidantes que anulam os danos causados pelos radicais livres. Calorias por 100g. – 656kcal.

 

  • Nozes, Têm quantidades elevadas de vitamina E, magnésio, potássio e gorduras insaturadas.  São ricas em magnésio, mineral que reforça a ação antioxidante da vitamina E. Calorias por 100g. – 651kcal.

 

 

Contudo, não se pode simplesmente pensar nos benefícios nutricionais, mas esses alimentos devem ser incorporados à dieta em quantidades pequenas quando o assunto é perda de peso, visto seu alto valor calórico.

 

 

 

Publicidade

Veja também