"Como os hábitos de vida determinam a saúde"

Belmiro d’Arce

COLUNA - Belmiro d’Arce

Data 23/08/2020
Horário 05:14

OS HÁBITOS DE VIDA são caracterizados pela forma como cada pessoa cuida do próprio corpo, em sua globalidade, física, emocional e espiritual. A saúde e a vida são construídas pelos bons hábitos de vida.  

UM CORPO BEM CUIDADO mantém suas células, seus tecidos, órgãos e sistemas em melhores condições de funcionamento e resistência, portando, muito menos susceptível às doenças e morte precoce.

CUIDAR BEM DO CORPO significa atender suas necessidades básicas, de acordo com os princípios e leis da saúde: ar puro, sol, água em abundância, comida de verdade, exercícios físicos rotineiros, descanso do corpo e da mente e confiança em Deus. 

VIVER COMO QUER E ENTENDE, ignorando as leis da saúde, desconsiderando as necessidades básicas do corpo, seguindo apenas os próprios costumes e prazeres, é a causa principal de todas as doenças. As doenças são construídas por maus hábitos.

O ÚNICO E VERDADEIRO CAMINHO para a conquista da saúde perdida, da cura real e definitiva de todas as doenças é a correção dos hábitos de vida: aprender sobre as leis da saúde e se dispor a trilhar o caminho que leva à vida saudável e longeva.   

O DESCONHECIMENTO DAS LEIS DE SAÚDE, a entrega pessoal aos prazeres imediatos, e o incentivo aos maus hábitos, poderosamente transmitidos pelo poder econômico que lucra com a doença, têm feito com que as pessoas adoeçam muito, sofram muito e morram muito cedo.

A TRAGÉDIA DAS DOENÇAS SE PERPETUA quando as pessoas buscam alívio para seus sofrimentos no uso de medicamentos, sem nada fazer para corrigir as verdadeiras causas de seus problemas. Seguem paliando e de nenhum modo curando: medicamentos e mais medicamentos, e a saúde e a vida, dia-a-dia, perdidas.

HÁ UMA BOA NOTÍCIA: ao abandonar os maus hábitos e adotar novos e saudáveis hábitos de vida, as doenças são vencidas, a saúde é recuperada e uma vida de qualidade é resgatada, física, emocional e espiritualmente. 

O MEDICAMENTO TEM SEU LUGAR, mas é um grave engano querer usá-lo sempre e para tudo. Usado no momento certo ele salva; em tempos errados ele mata. Afinal, o que esperar de um corpo que clama por água, alimentos vegetais, movimento, oxigênio, ar puro, sol e recebe drogas, medicamentos?  

NOVA CRIATURA, NOVA VIDA, SÁUDE E BEM-ESTAR não se faz com alienação, superficialidades, inconsequências, imediatismo, materialismo, drogas, mas, quando nos dirigimos a Deus e perguntamos: Senhor, que queres que eu faça?

A VALORIZAÇÃO DOS HÁBITOS DE VIDA é uma prática própria de uma linha de medicina chamada de vitalista, na qual se incluem a homeopatia, a acupuntura, a antroposofia, a medicina oriental, onde o foco é a condição de equilíbrio e bom funcionamento do organismo, o chamado terreno.

MEDICINA DO TERRENO é a utilização de todos os recursos naturais necessários para manter a pessoa nas melhores condições de equilíbrio, físico, emocional e espiritual e, consequentemente, capaz de ter seu organismo funcionando bem e resistente para suportar as agressões comuns da vida sem adoecer.

A SAÚDE É UMA CONSTRUÇÃO que cada pessoa pode realizar baseada no conhecimento e na motivação para a prática de hábitos saudáveis. Assim, saúde não é sorte e doença não é azar; são consequências das escolhas realizadas e dos hábitos adotados.

PROCURAR APRENDER E PRATICAR as leis de saúde é a forma mais eficiente para a pessoa evitar e curar suas doenças, ser saudável, viver sem adoecer. Um grande abraço. Deus lhe abençoe.

Publicidade

Veja também