“Corpus Christi: a manifestação pública da fé na Eucaristia”

Em função da pandemia, tradicionais procissões sobre os tapetes confeccionados pelas paróquias unidas infelizmente não poderão ser realizadas, mas as celebrações solenes sim!

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 03/06/2021
Horário 06:45
Foto: Gustavo Castilho e Stella Xavier
Padre Rodrigo: “O pão vivo descido dos céus”
Padre Rodrigo: “O pão vivo descido dos céus”

Em consequência da pandemia da Covid-19, em Presidente Prudente e Piquerobi, as tradicionais procissões que eram feitas sobre os tapetes confeccionados pelas pastorais das paróquias infelizmente não poderão ser realizadas por mais um ano na celebração de Corpus Christi. Mas as programações religiosas com as celebrações das missas presenciais, seguindo as restrições de segurança impostas pelos órgãos de saúde, e as transmissões online ocorrerão sim para que, em comunhão os fiéis católicos, possam ter seus momentos íntimos de espiritualidade e fé celebrados nesta data em todo o mundo. 
Corpus Christi! “Corpus Christi é a manifestação pública da nossa fé na Eucaristia. A palavra em si é uma expressão originária do latim e significa ‘corpo de Cristo’. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma Ação de Graças pelo Sacramento da Eucaristia, o pão vivo descido dos céus. Por conta da pandemia, este ano cada paróquia terá a sua programação individualizada. Não terá aquela união entre todas as paróquias como de costume”, explica em poucas palavras o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, mais conhecida como Maristela, Rodrigo Gomes de Moreno.
Na programação da paróquia, terá adoração ao Santíssimo das 10h às 19h (presencial) e missa solene às 17h, seguida de procissão. Traga sua vela para essa missa e lembrando que é necessário retirar senha no site: senha.igrejamaristela.com.br. Vagas limitadas!

Doando-se na doação

Logo pela manhã, às 8h, será celebrada missa solene na Catedral São Sebastião de Presidente Prudente e, em seguida, sairá uma carreata pela Avenida Coronel José Soares Marcondes, chegando até a Guaíba, pegando o Parque do Povo até a Celestino Figueiredo e retornando.
Às 16h45, a Paróquia Santa Rita de Cássia também fará sua carreata com o Santíssimo Sacramento e durante o percurso a população pode fazer a sua doação com alimentos. 
A São Francisco de Assis terá a santa missa às 7h e às 15h. A adoração ao Santíssimo será das 8h até 15h, após a missa da tarde terá o tradicional passeio com o Santíssimo em carro aberto pelas ruas com saída da Cohab e Cecap onde estarão também arrecadando alimentos não perecíveis em prol da Fraternidade São Damião. Caso sua rua não seja contemplada, leve sua doação até a igreja matriz.
Na programação da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, terá adoração ao Santíssimo das 8h às 15h e procissão em carreata com saída da igreja às 15h passando por todas as ruas do território paroquial. Às 19h30, será celebrada missa solene. Durante a procissão pelas ruas, a Pastoral dos Adolescentes e o Grupo de Jovens da Paróquia estarão fazendo a coleta de alimentos não perecíveis e roupas, que serão destinados à Associação O Amor é a Resposta, o centro social mantido pela paróquia.

Monte um altar para o Santíssimo

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, ponto de encontro de todos os anos dos fieis para este momento, neste ano após a missa das 9h, o padre fará igualmente às demais uma pequena carreata com o Santíssimo por algumas ruas próximas ao santuário passando pela Antonio Lopes de Azevedo, Rua Bahia, Rua Abílio Nascimento até a Capela São Vicente de Palotti. 
Daí, dando continuidade pela Rua Manoel Rainho Teixeira, uma parte da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira sobre a Rua José Franco de Carvalho, Capela São Vicente de Palotti e retorno para o santuário pela Rua Bahia, sobe a Rua Pará e retorna pela Rua Benjamin Constant. Os moradores dessas ruas poderão montar pequenos altares em frente às suas casas para a passagem do Santíssimo. Todos estão convidados a participar do trajeto com seus carros e motos.

Mais tradicional no oeste paulista

Considerada a festa a mais tradicional do oeste paulista, em que anualmente recebia milhares de visitantes para ver os seus cerca de 500 metros de tapete, devido à pandemia do novo coronavírus, Piquerobi dará mais espaço ainda este ano na sua festa de Corpus Christi à solidariedade.
O padre José Altino Brambilla celebrará a Santa Missa Solene na Igreja Matriz Paróquia São Miguel Arcanjo, às 8h, qual será transmitida pela página do Facebook: https://www.facebook.com/psaomiguelp. E logo após, por volta das 9h, será feita uma carreata em todas as ruas da cidade no sentido sul/norte, em todas elas, como um zigue e zague, indo e vindo com exposição do Santíssimo.
“Enfeitaremos o corredor central da igreja e um trechinho da praça. Assim como pedimos já que não vai poder enfeitar a rua, que cada pessoa enfeitea frente de suas casas com um pequeno altar, uma toalha, vela, flores e quem tiver condições de doar um alimento não perecível e produtos de limpeza e higiene. E ao final da carreata, um carro estará passando e recolhendo, será levado ao Salão Paroquial depois destinado a Pastoral Social. Muitas famílias estão passando por necessidades e se tiver possibilidade ajudar outras comunidades também porque estes momentos surpreendem a gente. No ano passado, eu estava na Santa Rita, nós arrecadamos ali 2 toneladas de alimentos. Então deu pra ajudar muita gente”, ressalta o sacerdote..

MISSAS DE ALGUMAS IGREJAS EM PRUDENTE

Catedral São Sebastião – 8h 

Santuário Nossa Senhora Aparecida
*7h / 9h / 11h / 18h30 (ao vivo no Facebook- às 8h / 11h / 18h30)

Capela São Vicente de Paulo - 8h 

Paróquia Santa Rita de Cássia – 19h30 (presencial e transmissão ao vivo)

Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face
*19h30 (agendamento prévio)

Paróquia São Francisco – 7h e 15h

Paróquia São José–9h (transmissão ao vivo no Facebook e Youtube da paróquia)

Paróquia Nossa Senhora do Carmo – às 17h(transmissão ao vivo no Facebook)

Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja - 19h30



 

Publicidade

Veja também