Covid-19: Casos diminuíram, mas cuidados permanecem

EDITORIAL -

Data 01/03/2023
Horário 04:15

Após quase três anos desde o início da pandemia, respiramos, literalmente, mais aliviados. O que não era mais possível há alguns meses atrás, como frequentar eventos, shows e até torcer pelo time do coração nos estádios, aos poucos, vai fazendo parte da nossa rotina novamente. E tudo isso só foi possível, graças ao avanço da vacinação. Quantas pessoas não gostariam de ter sido imunizadas, mas a vacina, infelizmente, para milhares, não chegou a tempo? Já são quase 700 mil mortes, apenas no Brasil.
Com o surgimento de novas variantes, novos imunizantes também vêm sendo desenvolvidos mundo afora. Nesta semana, começou em todo o país, a aplicação da vacina bivalente da Pfizer. A versão atualizada do fármaco, que é a junção da cepa original (aquela que veio da China em 2020) com uma proteção contra a variante ômicron e suas subvariantes, está sendo aplicada nesta primeira fase, em grupo prioritário que contempla idosos de 70 anos ou mais, residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência, imunossuprimidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Em Presidente Prudente, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio da VE (Vigilância Epidemiológica Municipal), recebeu um lote com 11.478 doses da Pfizer bivalente. A vacina já começou a ser aplicada na segunda-feira, em todas as 28 unidades de saúde, das 7h30 às 16h30.
Para receber o reforço com a bivalente, além de fazer parte de um dos grupos prioritários - em breve outros serão divulgados -, é necessário estar vacinado com pelo menos o esquema vacinal básico, ou seja, duas doses de vacinas monovalentes, além de intervalo mínimo de quatro meses entre as doses.
Está com alguma dúvida? Quer saber quando chegará a sua vez? Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e se informe. Se você não faz parte de nenhum grupo de risco, siga o plano de vacinação normal com a aplicação das doses do esquema primário e de reforço monovalentes.
O importante é se proteger. O cenário, tanto no Brasil, como no mundo, é de um período bom, de transmissão baixa, poucos casos graves e mortes, e muito disso se deve às vacinas. Se você vai a locais fechados, de aglomeração, vale a pena usar máscara. Uma coisa se soma à outra. Com a máscara e a vacina, o risco de contrair a Covid é ainda menor.
 

Publicidade

Veja também