(Des) profissionalização docente

Presenciamos um verdadeiro processo de sucateamento da profissão docente. Não precisamos ir muito longe para citar exemplos de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental que, por motivos que vão desde “denúncias” ao Ministério Público até problemas com “ego” acadêmico ou profissional, estão em vias de sofrer uma baixa salarial, mediante a retirada de direitos que foram conquistados.

Refiro-me a direitos (não se trata de bônus) em que os professores lutam por anos, por meio de capacitações pagas com o próprio dinheiro, para alcançar uma progressão que possa, ainda que de forma simplória, melhorar seus vencimentos no fim do mês.

Ao nos depararmos com relatórios internacionais como o Programme for International Student Assessment” – Pisa, vemos uma observação que o Brasil paga muito mal seus professores.

O relatório é enfático e sem rodeios. O salário dos professores precisa melhorar muito em nosso país. E ser professor não está relacionado a dom – não nascemos professores, mas nos tornamos professores e isso ocorre por meio de uma formação superior. Meus alunos dedicaram-se no mínimo de quatro a cinco anos de suas vidas em um curso universitário.

Esse tempo de formação é o mesmo dedicado por alunos de outros cursos. Entretanto, ao sair para o mercado de trabalho, percebemos que os salários dos professores não são equiparados aos demais profissionais de mesmo nível acadêmico.

Ao sair para o mercado de trabalho, percebemos que os salários dos professores não são equiparados aos demais profissionais

Não se trata de comparar áreas, pois cada uma possui suas particularidades, mas nenhuma delas existiria sem a figura do professor. Por essa razão, penso que precisamos deixar de pensar que é “normal” um professor ser mal remunerado e precisamos também nos reconhecer como classe.

A sociedade precisa compreender as razões dessa luta e apoiar a melhora da Educação e, entre as ações para que isso ocorra, está a valorização do professor que se dá, também, por uma melhor remuneração.

Do contrário, não teremos professores em um futuro bem próximo. A melhoria de salário, assim como a manutenção dos direitos já adquiridos, precisam estar em pauta, pois do contrário, caminharemos em vias de sucatear cada vez mais a Educação.

 

 

 

Publicidade

Veja também