“Descarte Solidário” e meio ambiente

Rede Amor e Esperança promove a destinação correta de cartelas de medicamentos e auxilia na compra de cadeira de rodas

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 15/03/2020
Horário 06:33
Weverson Nascimento - Voluntários fizeram a separação dos materiais na manhã de ontem
Weverson Nascimento - Voluntários fizeram a separação dos materiais na manhã de ontem

Para alguns, sábado é sinônimo de descanso, de um momento de folga após a semana de trabalho. No entanto, há quem destine o tempo para ajudar o próximo. Pois pensando nisso, na manhã de ontem, voluntários da Rede Amor e Esperança fizeram a classificação e separação dos materiais arrecadados durante a campanha “Descarte Solidário”, promovida pela entidade desde maio do ano passado. A ideia é coletar cartelas de medicamentos vazias, a fim de trocar por cadeiras de roda.

Ou seja, duas coisas de uma vez só, como lembra Eudes Elias, que está à frente da Rede Amor e Esperança. Ele detalha que o que deu o start na campanha foi a intenção de “ajudar o meio ambiente, já que todos precisam fazer a sua parte”. Com isso, veio a ideia de reciclar tais materiais, que, segundo ele, é um dos mais prejudiciais ao planeta.

E do útil ao agradável, e até mesmo necessário, surgiu a parceria com uma empresa de Araçatuba (SP) para fazer a troca solidária. Isto é, “a cada 3,5 mil quilos de cartelas vazias, uma cadeira de rodas é doada”, explica Eudes. No momento, a rede está próxima de atingir as primeiras 2 t (toneladas). “É por isso que precisamos da ajuda da população, para que juntos possamos ajudar o meio ambiente e, de quebra, alguém que esteja precisando”, completa.

À reportagem o representante afirma que uma pessoa já foi ajudada com uma cadeira, e já possuem uma lista para auxiliar mais três nomes. No entanto, essa ajuda veio de outra maneira, mas que agora também faz parte da campanha. Mesmo que inicialmente o foco era arrecadar cartelas de medicamentos vazias, e ainda é, eles aproveitam a oportunidade para também coletar outros itens, como tampinhas de garrafas pet e lacres de latinha, por exemplo.

“Com o montante levantado, a gente vende e o dinheiro é revertido para a compra de cadeiras”, destaca Eudes. Ele ainda não deixa de mencionar que, hoje, o valor de cada cadeira de rodas é cerca de R$ 580.

 

SERVIÇO

Aos interessados em ajudar, a Rede de Amor e Esperança continua recebendo os materiais recicláveis. Além dos pontos de coleta espalhados em toda a região, que eles passam semanalmente para recolher o que foi repassado, a doação dos descartes pode ser feita direto no local onde é feita a separação dos produtos. O barracão fica localizado na Avenida César de Campos, 986, no bairro Brasil Novo.

PONTOS DE COLETA EM PRUDENTE

- Centro Cultural Matarazzo

- Pronta Entrega Conveniência

- Restaurante Prato de Ouro

- Restaurante Filé Mignon'ge

- Estacionamento Rio Branco

- Fundação Inova Prudente

- Mundial Capas

- Igreja Presbiteriana do Brasil (Cohab)

- Rede ArtFarma

- Loja Elisabeth Serrano

- Armarinhos Bom Preço

- Clínica Fisio e Pilates

- Salão da Helena

- MM Malhas

- Divulg Toldos

- Colégio Prudente

- Salão da Helena

- Casa de Repouso Bom Jesus Chácara Azaleia

- Condomínio Porto Seguro

Publicidade

Veja também