“Dia D” da Enfermagem promove palestras a futuros profissionais

Palestras de conhecimento na área, de cunho motivacional, anteciparam as comemorações ao Dia Internacional da Enfermagem comemorado no dia 12

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 10/05/2023
Horário 19:12
Foto: Ronnie Keyson
Psicóloga Cleide abordou o tema “Cuidando de quem cuida da gente”
Psicóloga Cleide abordou o tema “Cuidando de quem cuida da gente”

O Colégio Criarte Cursos Profissionalizantes de Presidente Prudente realizou nesta segunda e terça-feira o Dia “D” da Enfermagem, com as turmas do 1º ao 4º termo, dentro da semana que é toda voltada às comemorações pelas instituições de saúde que contam com estes profissionais, em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no dia 12 de maio. Segundo a coordenadora de cursos do centro educacional, Thalita Ayala Sales Lima, 42 anos, nesse período, além de abordar a importância desse profissional, em anos anteriores fizeram gincanas, já neste optaram por oferecer aos alunos palestras que fossem ao encontro do conhecimento da área e também de cunho motivacional. 
“Esse evento é importante, porque além de auxiliar em mais conhecimentos no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos nossos alunos de técnico em enfermagem, podemos abordar temas do cotidiano da profissão almejada”, expõe a coordenadora. 
Ela acrescenta que pensaram também em transmitir uma motivação maior a esses futuros profissionais que, ao conquistarem suas formações e entrarem para o mercado de trabalho, estarão expostos a situações de enfrentamento de vida e de morte. Contudo, enquanto alunos aprendem a cuidar da vida e, para isso, esse profissional precisa compreender o quão importante é o seu trabalho e que é fundamental estar bem consigo mesmo para exercer tal função.
Participando pela primeira vez da semana, a aluna do 3º termo, Cleonice Meneguini, 48 anos, diz ter adorado todas as quatro palestras. Ela desconhecia todo o trabalho realizado pela Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado) de Presidente Prudente e ficou encantada.
“Amei o tema abordado pela psicóloga Cleide, ‘Cuidando de quem cuida da gente’, porque nós que cuidamos de outras pessoas acabamos nos esquecendo do autocuidado, ou seja, esquecemos de nos cuidar. E também gostei muito da homenagem que fizeram aos professores”, salienta Cléo, como é conhecida pelos colegas.

Palestrantes

Dia 8 – Rodrigo Santos da Silva - Enfermeiro intensivista e vice-secretário voluntariado do Carim 
Tema: “A importância do profissional multidisciplinar na prevenção e tratamento da DRC [Doença Renal Crônica” 

Dia 8 – Carla Ribeiro da Silva Jesus - Especialista em oncologia, especialista em educação continuada e permanente em saúde pelo Albert Einstein, especialista em cuidados paliativos (enfermeira oncopaliativista)
Tema: “O técnico em enfermagem e sua importância como agente de acolhimento nos cuidados da fase final de vida”

Dia 9 – Mariana Carolina Vastag Ribeiro de Oliveira: Graduada em Enfermagem Psiquiátrica pelo Programa de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Membro do Grupo de Trabalho Psiquiatria e Saúde Mental do Coren-SP
Tema: “Enfermagem: uma força para a saúde”

Dia 09 –Cleide Aparecida de Santana: psicóloga, palestrante, instrutora de aprendizagem do CIEE e professora de cursos profissionalizantes
Tema: “Cuidando de quem cuida da gente”

Fotos: Ronnie Keyson

Para a coordenadora de cursos Thalita, evento promove mais conhecimento

Foto: Cedida


Cléo (de blusa vinho) e as colegas do curso de enfermagem do Criarte

Publicidade

Veja também