"Digby, o maior cão do mundo"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 17/05/2022
Horário 07:00

Um dos campeões de reprises nas décadas de 70 e 80 foi o filme “Digby, o Maior Cão do Mundo” (“Digby, the Biggest Dog in the World”) de 1973. No filme, o cãozinho Digby da raça Old English Sheepdog passa de lar em lar, até ser acolhido por um rapaz que trabalha em um laboratório. Por acidente, o cachorro acaba engolindo um experimento científico, o Projeto X, que provoca seu crescimento acelerado. O garoto que é seu dono tenta escondê-lo de todas as formas, porém a substância o transforma em proporções gigantescas, e a partir daí se envolve em confusões colossais, sendo perseguido por proprietários de um circo que querem capturá-lo e o próprio Exército o considera um alvo a ser abatido, quando ele ultrapassa os dez metros de altura. Com efeitos especiais bastante simplórios, o filme fez a cabeça de uma geração que ainda se empolgava com gibis e imaginação. 

“Cranberry e blueberry: propriedades farmacológicas”

Cranberry é a denominação usada para os pequenos frutos avermelhados de diversas videiras de arrasto ou pequenos arbustos originários da América do Norte e países da Europa, de ampla utilização na culinária destes países. Também chamados de airela, arando ou xicoco e são parentes do blueberry ou mirtilo (pequenos frutos azuis ou arroxeados), e das famosas frutas silvestres ou frutas vermelhas, denominação dada ao grupo de frutas que incluem o próprio mirtilo, groselha, amora, morango, framboesa e cereja.  O cranberry pode reduzir riscos de doenças cardiovasculares por conter altas concentrações de polifenois. Com propriedades anti-inflamatórias, o cranberry ajuda no controle da pressão arterial e na adesividade das plaquetas e também na redução do LDL (colesterol ruim). Suas propriedades mais conhecidas estão na capacidade de reduzir o risco de infecções do trato urinário. Vários estudos demonstraram a ação do cranberry reduzindo a adesão de bactérias no trato urinário, reduzindo em até 58% o risco de infecções urinárias de repetição. O cranberry também ajuda no controle bacteriostático (reduzindo o crescimento e multiplicação das bactérias) na urina. O blueberry é uma das frutas mais ricas em antioxidantes combatendo radicais livres que se acumulam nas células com o envelhecimento. O blueberry pode proporcionar benefícios como reduzir os níveis de colesterol e de glicose no sangue, prevenir inflamações e é um fator protetor da saúde dos olhos. Há também alguma evidência de benefício no sistema imunológico com sua utilização. O blueberry tem sido apontado como a fruta da longevidade por tais efeitos protetores do envelhecimento celular e na proteção da memória. No entanto, por não serem frutos originários do nosso país, a sua obtenção é mais custosa, e não há experimentos científicos amplos a nível local. A utilização destes frutos como alimentos e, particularmente, como produtos farmacológicos não está isenta de efeitos colaterais, bem como não há indicação como primeira opção na terapêutica das patologias acima citadas. Há necessidade de boa avaliação médica para sua indicação clínica rotineira. 

Dica da Semana

Livros 

“Alzheimer Direitos do Paciente”:
Autores: Ana Luísa Rosas, Lina Menezes e Vivian Erlichman. Editora: Faz Muito Bem. As autoras têm experiência na abordagem com a doença de Alzheimer e listam direitos existentes na Legislação Brasileira para os portadores da demência. Desde aspectos previdenciários, assistência médica e medicamentos disponíveis na rede pública, bem como documentos médico-legais, assistência alimentícia, imposto de renda, quitação de casa própria, curatela e interdição, dentre outros temas pertinentes. 


 

Publicidade

Veja também