Dona Ana deixa legado da sabedoria, respeito e admiração

Houve manifestações de carinho na enorme repercussão na mídia convencional, nas redes sociais e no velório

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 10/11/2022
Horário 20:14
Foto: Ector Gervasoni/Unoeste
Início do velório na quadra poliesportiva do Palácio de Esporte da Unoeste, no campus I 
Início do velório na quadra poliesportiva do Palácio de Esporte da Unoeste, no campus I 

A morte da Dona Ana gerou enorme repercussão no noticiário da mídia convencional, nas manifestações de condolências nas redes sociais e na grande presença de pessoas em seu velório. A cerimônia fúnebre foi instalada às 14h desta quinta-feira (10) no Palácio de Esportes, no campus 1, com horário programado até 22h e translado para o Santuário Morada de Deus, no campus 3 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista)
À tarde houve a celebração das exéquias pelo padre Thiago Calçado. O sepultamento está programado para às 9h desta sexta-feira (11) na cripta da Igreja Jesus de Nazaré. Haverá celebração de corpo presente, às 8h. O acesso ao campus será pela Estrada Vicinal Vereador José Molina, que liga a sede do município de Álvares Machado ao distrito de Coronel Goulart.

Luto oficial em Prudente

Além de familiares, um dos primeiros a chegar no velório foi o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas. Logo pela manhã, ele havia decretado luto oficial de três dias. Para o prefeito, que já foi vereador e deputado estadual, Dona Ana (1930-2022) e o professor Agripino Lima (1931-2018) desempenharam importante papel na história da cidade e região. Citou os 50 anos da Unoeste e as atuações dela como vereadora, sua colega de bancada, e dele como prefeito de três mandatos. A Câmara Municipal manifestou pesar publicamente e o presidente Demerson Dias também esteve no velório no período da tarde.

Fotos: Ector Gervasoni/Unoeste

Prefeito Ed Thomas, durante o velório, com o diretor geral da Unoeste. Dr. César Lima

Presidente da Câmara, Demerson Dias: abraço e conforto ao diretor geral da Unoeste. Dr. César Lima

O historiador prudentino Benjamin Resende entende Dona Ana como a matrona (no sentido de grande mulher) de Presidente Prudente, e como quem empreendeu todos os esforços para seu marido Agripino Lima realizar tudo que realizou, seja na iniciativa privada ou na área pública. “Era homem de raciocínio rápido e que enxergava longe, mas de temperamento muitas vezes difícil. Então, cabia a ela, com sabedoria, ajeitar tudo o que aparecia pela frente”, comenta o historiador que trabalhou 30 anos na Unoeste, 10 dos quais ao lado de Dona Ana na Reitoria. “Uma pessoa de ótima convivência”, afirmou, lamentando a enorme perda.

Foto: João Paulo Barbosa/Unoeste

Historiador Benjamin Resende fala sobre importância de Dona Ana para a história de Prudente

Lição para os filhos e netos

Figura ilustre da história de Presidente Prudente, a educadora Ondina Barbosa Gerbasi tem Dona Ana como mulher excepcional, guerreira, companheira, mãe, amiga e acolhedora. “Era uma mulher simples e, por isso, cativava as pessoas e delas obtinha grande admiração. Era a retaguarda do Agripino, firme e forte; ajudando e não interferindo”, considerou Ondina, que trabalhou junto com Dona Ana e foi professora e diretora da Faclepp/Unoeste (Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente). Ela também foi secretária municipal de Educação em diferentes gestões administrativas.

Foto: João Paulo Barbosa/Unoeste

Professora Ondina Gerbasi cita várias qualidades de Dona Ana como mulher excepcional

Entre os familiares recebendo o conforto das pessoas durante o velório, o médico Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, um dos netos de Dona Ana, comenta que o sentimento é de gratidão a uma mulher muito trabalhadora e de muita garra. “Ela nos ensinou o valor das pessoas, da família e de fazer tudo corretamente. É alguém que sempre soube o valor da mulher e sempre teve o apoio do nosso avô [Agripino de Oliveira Lima Filho] e da família para que fosse exatamente assim”, resumiu, explicando que esse posicionamento em defesa da mulher, pouco comum em outros tempos, era para ela algo absolutamente natural.

Foto: Ector Gervasoni/Unoeste

Dr. Gabriel Carapeba, junto a esposa Dra. Bruna, tem Dona Ana como grande exemplo

Congêneres e parceiros

O deputado estadual Mauro Bragato, de longa história na Assembleia Legislativa e recém-reeleito para o 11º mandato, enaltece a figura da Dona Ana como educadora, gestora escolar e do ensino superior, vereadora e de liderança natural incontestável. A direção da FCT/Unesp (Faculdade de Ciência e Tecnologia), campus da Unesp em Presidente Prudente, manifesta pesar e solidariedade aos familiares, amigos, professores, estudantes e funcionários da Unoeste. Idêntica manifestação é feita pelo Centro Educacional Toledo. A Academia Jahuense de Letras, através da diretoria presidida por Edimilson Eufrásio, e a rede municipal de ensino de Presidente Prudente também manifestaram votos de pesar.
O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) “Dr. Antonio Carlos Fontoura da Silva” e o HR (Hospital Regional) “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”, através da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, manifestam profundo pesar pelo falecimento de Dona Ana e se solidariza com os familiares, amigos, funcionários e toda a comunidade acadêmica, formada por professores e alunos. O cronista esportivo Milton Neves publica o comunicado de falecimento em sua página no Facebook, seguido da expressão: Triste!

CONFIRA TAMBÉM:

Fundadora da Unoeste morre em Prudente aos 92 anos de idade

Publicidade

Veja também