"Dr. Kildare"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 19/12/2023
Horário 07:08

Um dos seriados de maior sucesso da TV norte-americana dos anos 60 foi “Dr. Kildare” exibido em cinco temporadas pela rede NBC entre 1961 e 1965. Narrava as histórias do jovem Kildare ainda como interno de Medicina (vivido por Richard Chamberlain), que trabalhava num grande hospital o Blair General e contava as suas dificuldades com a Medicina, suas relações com os pacientes e o seu desejo de ganhar o respeito com seu supervisor Dr. Gillespie (Raymond Massey). Na mesma época, a rede ABC apresentou um seriado com a mesma temática com o Dr. Ben Casey (Vince Edwards). O personagem Dr. Kildare surgiu no cinema em 1937 no filme “Escravos do Dever” (“Internes Can´t Take Money”) com Joel McCrea e Barbara Stanwyck e depois se tornou uma série de sucesso no cinema com Lew Ayres. Nos anos 50, também deu origem a uma série famosa de rádio. 
    
“Histórias Prudentinas Parte Final – os antigos hospitais” 
A Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente foi criada ainda em 1929 como uma real necessidade de atender a população da época que precisava de um serviço de saúde. Construída na Rua Wenceslau Braz esquina com a Avenida Cel. José Soares Marcondes, continua até hoje como uma moderna construção (submetida a múltiplas reformas, ampliações e reestruturações) e um excelente serviço em saúde tanto para atendimentos particulares, convênios e públicos. A antiga Casa de Saúde São Sebastião ou Hospital São Sebastião teve seu auge entre as décadas de 1960 e 70 na Vila Marcondes na Rua Floriano Peixoto esquina com a Dib Buchalla, sob direção do Dr. José Paixão e foi uma opção a mais de saúde para cirurgias e internações. O Hospital São Luiz foi um dos mais tradicionais da cidade, criado em 1962 pelos irmãos Moacir e Adoniro Cestari, com direção clínica por décadas pelo Dr. Álvaro Luiz Cerávolo, chegou a ter 90 leitos em atividade e resistiu bravamente até 2012 quando foi vendido. O Hospital São João era uma das opções de internação no município para pacientes psiquiátricos criado em 1958, atuou durante 57 anos no município até finalmente encerrar as atividades em 2015 e continua aguardando uma possível reabertura à Rua Coronel Albino no Jardim Aviação. Este também foi o destino de outra instituição psiquiátrica: O Hospital Allan Kardec que sofreu uma intervenção judicial por problemas financeiros em 2015 e fechou as portas em seguida. Realmente não é de hoje, que a saúde de Prudente vem cambaleando as pernas, quer seja por má administração ou gestão, falta de apoio governamental estadual ou municipal. Uma das únicas áreas que nunca deveria fechar as portas por falta de público.  

Dica da Semana

Streaming

Projeto “Fragmentos”: 
A Globoplay vem exibindo títulos antigos de novela na íntegra para que o público possa rever, e também para que plateias mais jovens possam conhecer antigos títulos de novelas que passaram em décadas mais remotas. Muitas novelas não poderão ser exibidas simplesmente porque não existem mais, devido aos incêndios da emissora, ou por reaproveitamento de fitas e falta de conservação de cópias. Algumas novelas foram preservadas não na totalidade, existindo capítulos, mas sem o fio condutor inteiro da história, e agora a Globoplay vai exibir a série “Fragmentos”, com novelas que faltam capítulos. As primeiras que chegarão são “O Rebu” (1974), “Escalada” (1975), “Estúpido Cupido” (1976), “Coração Alado” (1980) e “Chega Mais” (1980). Interessante. 


 

Publicidade

Veja também