E a gente vai ser feliz!

OPINIÃO - Dennis Luiz Gomes Pereira

Data 06/07/2023
Horário 05:00

“E a gente vai ser feliz, olha nós outra vez no ar, o show tem que continuar. La, laiá la laiá”. Acredita-se que bem mais que a metade da população brasileira conheça esse single. Um samba envolvente e que cabe no enredo da vida adulta. “O Show Tem que Continuar”, dos compositores Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila e Sombrinha, é pura emoção, em letra e melodia. 
Em um trecho da música, os compositores falam que somos “metais em surdina”. No meio da música e, em alguns instrumentos, serve para reduzir a potência sonora do instrumento. Hora somos uma potência viva no cotidiano e hora somos “metais em surdina”. Sim! A correria do dia a dia, obrigações e os contextos da vida adulta nos fazem perder essa potência existencial. Logo, como diz o poema: “Afrouxaram-se as cordas e assim desafina”.
Nesse turbilhão de sentimentos e afazeres, como fica o show da vida? A potência existencial? O crescimento profissional? Na maioria das vezes, os estudos ficam de lado, perdendo a oportunidade de crescimento intelectual e profissional. As demandas diárias consomem tempo e energia afastando-nos do conhecimento. 
É conciso reconhecer a importância de equilibrar as tarefas cotidianas com a busca pelo aprendizado. Priorizar momentos dedicados aos estudos, expandir horizontes e adquirir novas habilidades, tudo isso, em meio à vida moderna. No país, entre 2011 e 2021, houve um aumento significativo de 474% no número de estudantes ingressantes em cursos superiores de graduação na modalidade de educação a distância (EAD). Dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e pelo MEC (Ministério da Educação), que refletem a expansão significativa do ensino a distância no Brasil. 
Com a educação a distância pode ser a virada para achar o tom e um acorde para um lindo som. O som do “conhecimento”! A educação a distância entra como uma ferramenta importante e, muito significativa, para o show continuar. Através da EAD é possível adquirir uma formação abrangente e ficar plenamente capacitado para enfrentar as demandas do mercado de trabalho e, porque não, vida acadêmica. Além disso, a conveniência de estudar em casa ou em qualquer lugar é uma das vantagens oferecidas pela modalidade de ensino a distância. 
A acessibilidade financeira também é o “ingresso” mais barato. Inúmeras opções de cursos e acompanhamento de pertinho ao aluno, também é garantia de sucesso. Focar em um tempo particular com metas e objetivos de estudos a distância é afinar a melodia do cotidiano. Fazer com que fique bom! Se o seu cotidiano estiver “fechada a cortina, vazio o salão”, não há o que temer.  Na melodia da educação a distância o show “sempre” tem que continuar!!
 

Publicidade

Veja também