Empreendedorismo feminino: oportunidade ou necessidade?

Conheça a história da manicure e pedicure Gisele Sabino e de Tauana Nicoletti Saudatti, empreendedora de moda feminina plus size

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 08/03/2024
Horário 04:06
Foto: Cedida
Gisele Sabino mantém o espaço que leva seu nome há 10 anos
Gisele Sabino mantém o espaço que leva seu nome há 10 anos

Dando continuidade ao especial do Dia Internacional das Mulheres, uma questão se levanta frente à narrativa empreendedora: oportunidade ou necessidade? A manicure e pedicure Gisele Sabino mantém o espaço que leva seu nome há 10 anos. Ela relata que passou a empreender após ficar grávida e contou com o auxílio de seu esposo. “Fiquei grávida e não tinha com quem deixar meus filhos. Então, resolvi abrir meu espaço na minha casa, com incentivo do meu esposo”, relata Gisele, que não possui funcionários. 

Ela conta que também vende produtos da Natura, de O Boticário e semijoias para complementar a renda de sua família. E fornece uma dica: “Separar o trabalho da casa e estar sempre atualizada ao mercado com novidades, cursos e aperfeiçoamentos”, pontua Gisele. “A mulher consegue a cada dia ganhar mais espaço no mercado, com isso obtemos nossa autonomia financeira, sendo até arrimo de família”, complementa.
“Com meu próprio negócio consigo ajudar meu esposo em casa, consegui minha casa, meu carro e minha tão sonhada plástica”, diz Gisele a respeito de suas conquistas. 

Moda plus size

Tauana Nicoletti Saudatti é a mente empreendedora por trás da Amoiré Plus Size, uma boutique de moda jovem feminina plus size que já está há cinco anos no mercado varejista local. Segundo Tauana, o nome “Amoiré” representa o amor que vai além, refletindo sua trajetória anterior na moda feminina e sua transição para o mundo empresarial.

Com formação em Administração de Empresas e inspiração vinda de sua família empreendedora, Tauana conta que começou sua batalha desde a infância, vendendo sonhos na escola e depois se aventurando na revenda de jeans. “Comecei a empreender inconscientemente quando era criança, minha avó fazia sonhos para eu vender na escola, depois me ajudou a fazer bolachas e doces para vender na feira, quando já estava maior, na fase da adolescência, em uma viagem a passeio para Cianorte [PR], meu pai me ajudou e a minha irmã a identificar uma oportunidade de negócios, empreender na revenda de calças e shorts jeans e, assim fizemos por anos, eu, minha irmã e minha mãe revendendo os jeans, para termos o nosso próprio dinheiro para comprar nossas roupas, e assim foi até eu me formar na faculdade”, conta a empreendedora.

Atualmente, Tauana relata que administra sua loja praticamente sozinha como MEI (microempreendedora individual), ocasionalmente contando com a ajuda de “freelancers” em períodos de alta demanda. Ela relata que seu principal produto não são apenas as roupas, mas sim a autoestima e beleza que proporciona às mulheres através de sua seleção de looks modernos. 

“Meu principal produto é levar beleza e auto estima através de looks modernos para as mulheres plus size. Muitas vezes, elas não aceitam a condição que estão passando devido ao sobrepeso e, através do meu atendimento eu sempre tento mostrar a beleza que cada uma possui, deixando-as bonitas e confiantes consigo mesmas através das roupas modernas e jovens que ofereço”, conta Tauna. 

A dona da Amoiré Plus Size relata que enfrenta desafios comuns do empreendedorismo, tais como o mercado competitivo, com a ascensão do e-commerce e as adversidades causadas pela pandemia. Optando por um modelo de vendas presenciais, Tauana destaca o atendimento como seu principal diferencial, algo que ela acredita ser difícil de replicar no ambiente online.

Inspiração

Quanto ao empreendedorismo feminino, Tauana enxerga sua importância na capacidade de inspirar e ser inspirada por outras mulheres. Ela reconhece a jornada árdua que muitas delas enfrentam, mas acredita que, ao se apoiarem mutuamente, são capazes de alcançar grandes feitos. “À medida que a gente inspira pessoas, a gente também se inspira, uma mulher incentivando a outra é muito poderoso, pois a mulher grande parte das vezes tem jornadas triplas, como: negócios, filhos, marido, serviços de casa, então, é uma rotina muito corrida e cansativa, mas mesmo assim seguimos fortes, e inspirando e se inspirando em outras mulheres, somos capazes de fazer tudo isso e muito mais”, pontua a empreendedora. 

Questionada sobre as principais conquistas alcançadas por meio de seus negócios, destaca o crescimento consistente de sua loja, o estoque rotativo sem excesso de peças, o capital de giro e as melhorias contínuas realizadas para satisfazer as necessidades de suas clientes, promovendo assim o bem-estar e a satisfação em seu espaço de comércio.

“Hoje minha prioridade é a loja, pois ela ainda é um jovem bebê de quase 5 anos. Cheguei ao patamar de ter um estoque rotativo sem encalhar peças, de ter capital de giro, de poder fazer pequenas reformas e melhorias para melhor conforto das clientes e a cada ano que passa vou reinvestindo para deixar a loja ainda mais atrativa e bonita com os produtos que minhas clientes desejam”, ressalta Tauana. 

Foto: Cedida

Tauana é a mente empreendedora por trás da Amoiré Plus Size

Leia mais:

Mesmo diante de adversidades, trabalhadoras da região falam sobre florescer no empreendedorismo  

Publicidade

Veja também