Envolto a muita emoção e alegria, 14º Troféu Benjamin Resende homenageia 14 talentos de Prudente

“Muitos se surpreendem porque acham que não são merecedores. São sim porque trazem um olhar necessário aos que estão próximos de nós”, diz Freixo, presidente da APE

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 22/09/2023
Horário 08:01
Foto: Luciano Opka 
Público geral dos homenageados com o Troféu Benjamin Resende e suas famílias 
Público geral dos homenageados com o Troféu Benjamin Resende e suas famílias 

Sempre envolto a muita emoção e alegria, no sábado, 14 talentosas pessoas receberam, no Centro Cultural Matarazzo, o Troféu Benjamin Resende, que chegou a sua 14ª edição, quando o renomado professor e autor de diversas obras enriquecedoras ao município, completa seus 90 anos de vida! A premiação, idealizada pela APE (Associação Prudentina de Escritores), que tem como proponente e presidente, o também professor e escritor, Carlos Francisco Freixo, foi feita, como de costume, dentro do Sarau Solidário do mês, o qual está na marca da 158ª edição e teve como tema: “Raízes Prudentinas e da Alta Sorocabana”. 

O presidente da associação lembra que quando começaram a entregar o troféu, Benjamin Resende estava com 76 anos. “Hoje chega aos 90, cheio de ideias e trabalho! A presença forte de Benjamin nos inspira muito. É o que melhor representa todo esse movimento da Associação Prudentina de Escritores, que continua a observar ‘a geografia humana da cidade e região’, como ele diz”, destaca Freixo.

Ele acentua que sempre tem sido carregada de muita emoção essa homenagem porque, normalmente, não costumamos olhar o talento que está perto da gente. “E em nossa região temos pessoas maravilhosas que têm esse trabalho de longa data ou algum trabalho que nos chama a atenção de pronto - e aí está nosso olhar!”, exclama o presidente da APE.

Escolha dos homenageados

Freixo explica que a associação tem toda uma equipe observando os artistas da cidade, seu trabalho, continuidade e responsabilidade. Quando sentimos um diferencial que nos inspira, que é o que devemos sempre encontrar nessas pessoas. 

“Muitos se surpreendem com a homenagem porque acham que não são merecedores. São merecedores sim porque trazem sempre um olhar necessário que devemos estar atentos aos que estão tão próximos de nós e trabalhando seriamente”, acentua Freixo. 

“A PRESENÇA FORTE DE BENJAMIN NOS INSPIRA MUITO. É O QUE MELHOR REPRESENTA TODO ESSE MOVIMENTO DA ASSOCIAÇÃO PRUDENTINA DE ESCRITORES QUE CONTINUA A OBSERVAR ‘A GEOGRAFIA HUMANA DA CIDADE E REGIÃO’”
Carlos Francisco Freixo

O presidente enfatiza que gostariam muito que as autoridades e a população em geral percebesse dentro da cidade e região a verdadeira vocação que todo esse pessoal possui. “Já passam de 200 homenageados. Cada um com seu toque bem particular, e esse diferencial nos encanta muito. Temos as artes como prioridade e mais algum olhar possível de celebrarmos. É essa celebração que fazemos àqueles que tanto nos encantam”, pontua ele, mencionando que agora segue a Exposição de Maurício D'S, que acompanhou os 14 anos do Sarau Solidário e a 14ª edição do Troféu Benjamin Resende.

Aplaudir quem está aqui comigo

E foi assim que tudo começou. Segundo Freixo, todos têm a mania sempre de valorizar quem é de fora. Ele, inclusive, diz que reconhece muitos em quem se inspira também, grandes clássicos brasileiros e portugueses. “E aqui também temos encontrado artistas escrevendo bem, atuando com vibração, criatividade muito atenta, olhares que nos abrem os nossos olhares. Eu preciso aplaudir quem está aqui comigo. Cada um de nós precisa fazer isso”, acentua.

Ele destaca que a premiação é uma ação da Associação Prudentina de Escritores, que se move para que esse trabalho e reconhecimento aconteçam. “É importante olharmos para o próprio quintal e notar os frutos aqui produzidos, ver os talentos frondosos que tanta gente emociona, inspira e permite que o trabalho aconteça com olhares atentos e criativos”, pontua.

E exalta que Benjamin Resende é a marca da percepção de uma cidade que precisa se valorizar, se reconhecer, notar que o talento tem um endereço. “O endereço da emoção, do trabalho, da criatividade, com um diferencial que encontramos aqui. Por isso sempre estamos aplaudindo quem faz”, explana o presidente, já pensando na 15ª edição do Troféu Benjamin Resende.

Fotos: Luciano Opka 

Benjamin entrega troféu a Freixo, o idealizador dessa iniciativa maravilhosa!


Maurício D’S e sua esposa Silmara e, ao fundo, sua exposição das 14 edições

HOMENAGEADOS


Demonstração de admiração e respeito entre as escritoras Cleuza Cardoso e Miguelina Ramos Rodrigues


Arte – Zenilda Pasquini e a filha Cristiana Pasquini, que já foi homenageada com o troféu


Arte - Juliana Muraro


Artesanato – Émerson Paiva 


Letras – Aline Escarelli 


Letras – Ieda Benedetti


Música – Fábio Fogo


Cidadania - Arlete Maria Francisco representou a prof. Dra. Cristina Maria Perissinotto Baron 


Letras – Marco Vinicius Ropelli

 
Letras - Patrícia Santana Ribeiro participou em vídeo


Teatro – Luís Souza & Robert Moretto


Dança – Ricardo Gimenez


Fotografia – Luciano Opka e família

Publicidade

Veja também