Estudo gera importantes contribuições sobre doenças raras

SINOMAR CALMONA

A médica Cristiane Letícia Pansera da Cruz Miniello, autora do estudo e aprovada para receber o título de Mestre em Ciências da Saúde 

COLUNA - Sinomar

Data 06/10/2023
Horário 05:15
Foto: Cedida

Pesquisa sobre Erros Inatos de Imunidade (EII), ao traçar o perfil endócrino-metabólico de pacientes de serviços público e particular no oeste paulista, gera contribuições importantes sobre doenças inseridas em grupo de 485 doenças congênitas e genéticas raras, classificadas como imunodeficiências primárias. O estudo põe em relevo o Ambulatório de Imunodeficiências Primárias do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, pelas políticas e práticas de diagnóstico e qualidade de vida. A médica endocrinologista, Cristiane Letícia Pansera da Cruz Miniello, fez a pesquisa e produziu a dissertação “Perfil endócrino-metabólico em pacientes portadores de Erros Inatos de Imunidade, atendidos em um Centro de Referência do Oeste Paulista, Brasil”, levada à defesa pública na segunda-feira desta semana, sendo aprovada para receber pela Unoeste o título de Mestre em Ciências da Saúde. A orientação foi do médico infectologista, Dr. Luiz Euribel Prestes Carneiro.

FEIRA DE ADOÇÃO
O Abrigo de Animais de Presidente Prudente preparou uma surpresa para quem adora cinema. Trata-se de uma feira de adoção que acontece neste sábado, a partir das 13h, no Parque Shopping. A ação é uma parceria entre o Abrigo de Animais e o Circuito Cinemas, que visa fomentar a adoção de animais por conta do lançamento do filme “Patrulha Canina: Um filme superpoderoso”. Para quem adotar um cachorrinho, o Circuito Cinemas vai oferecer dois ingressos para acompanhar o filme. A feira de adoção ocorre amanhã, das 13h às 17h, no Espaço Pet do Parque Shopping Prudente, que fica na Siqueira Campos, 1.545, Vila São Jorge.

JOGOS ABERTOS
Presidente Prudente participa dos 85º Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, em São José do Rio Preto (SP), de 4 a 14 de outubro, evento que conta com a participação de cerca de 8 mil atletas de 188 delegações, em 28 modalidades.

CONDEF
Com o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, o Condef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência) divulgou a abertura das inscrições para a segunda Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento será realizado no dia 20 de outubro, das 8h às 13h, na Fundação Inova Prudente, localizada na Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli, Jardim Itaipu, 2.700. E será um espaço para discutir e propor ações sobre políticas públicas voltadas à inclusão, com a palestrante Elisa Tomoe Moriya Schlünzen.

LUTO
Médico Diego Bomfim, assassinado anteontem no Rio de Janeiro, foi funcionário público municipal em Presidente Prudente, no período de julho de 2015 a janeiro de 2016, quando atuou como clínico geral na Unidade Básica de Saúde da Cohab (Cohabão). O prefeito Ed Thomas informou ter recebido com consternação a notícia da morte de Diego Bomfim e de outros três médicos que estavam presentes no momento da execução, e prestou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.

BOM PROFISSIONAL
Meire Tolosa, ex-gerente do Cohabão, destacou que a humanização e o comprometimento com o trabalho eram traços marcantes da personalidade do médico Diego Bomfim. “Foram apenas seis meses trabalhando conosco, mas o suficiente para deixar uma saudade imensa no coração de todos da equipe. Um profissional extremamente humilde e competente, respeitado e querido por todos os pacientes”, descreveu Meire.

LET´S DANCE
Imagina uma festa só com músicas da época da discoteca, dos Bee Gees, ABBA, Elton John, Donna Summer, Village People e outros clássicos. Este será o repertório que os DJs Aquiles e Jefferson George apresentarão na Discoteca 3.0. A tradicional balada flashback promete reviver os embalos de sábado à noite amanhã, no Ibiza Lounge Bar. Os ingressos antecipados estão à venda na Banca do Tênis, Alphamaster e pela plataforma eventou.com.br. É para se divertir e matar a saudade dos bons tempos.

Publicidade

Veja também