“Eu coopero com a economia local” visa incentivar o comércio 

Sicredi amplia ações para fortalecimento da economia local com a campanha que tem como objetivo engajar pessoas em prol da valorização dos pequenos negócios

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 01/06/2021
Horário 05:55
Foto: Freepik
Iniciativa do Sicredi, que conta com apoio dos empreendedores locais, ajuda a fortalecer desenvolvimento regional, num momento de extrema importância
Iniciativa do Sicredi, que conta com apoio dos empreendedores locais, ajuda a fortalecer desenvolvimento regional, num momento de extrema importância

A Sicredi Rio Paraná PR/SP, em parceria com entidades locais, lançou um movimento para engajar as pessoas em prol dos negócios regionais, com a campanha “Eu coopero com a economia local”. A iniciativa colaborativa visa o fomento do empreendedorismo e dos pequenos negócios. 
Com campanhas de comunicação, parcerias e um selo que destaca empresas engajadas, o movimento reforça a importância dos pequenos empreendedores e do comércio local para o desenvolvimento da economia. Com a ação, a Sicredi Rio Paraná PR/SP também busca conscientizar os consumidores sobre a necessidade de consumir produtos e serviços regionais, formando uma corrente positiva em prol das microrregiões. 
“O desenvolvimento das cidades onde o Sicredi atua está conectado ao propósito da instituição financeira cooperativa desde a sua fundação, em 1902. Cada vez mais, acreditamos que a ajuda mútua e a solidariedade, tão inerentes ao cooperativismo, são saídas para a retomada da economia e o desenvolvimento da sociedade”, afirma o presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes.  
O presidente lembra ainda que esta ação de fomento ao comércio está diretamente ligada aos ODS < https://odsbrasil.gov.br/> (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). Os ODS presentes nessa ação são: o número 8 “Trabalho Decente e Crescimento Econômico”, 11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis” e 17 “Parcerias e Meios de Implementação”. 

Impacto positivo

 Com atuação pautada pela promoção do ciclo virtuoso, o cooperativismo tem gerado, ao longo dos anos, impacto positivo nos municípios onde atua. 
De acordo com o diretor-executivo da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Vanderlei Oliveira, além do desenvolvimento local, o Sicredi é a única instituição financeira presente em 200 municípios do país, e contribui com a inclusão financeira de milhares de pessoas. “Apoiamos as iniciativas que visam desenvolver cada localidade, seja com soluções que direcionem os recursos para a região ou apoiando negócios sustentáveis”, afirma. 
A pesquisa “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira” <https://www.sicredi.com.br/site/sobre-nos/relatorios/>, da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), demonstra o bom desempenho econômico de 1,4 mil municípios brasileiros que passaram a contar com uma ou mais instituições financeiras cooperativas durante o período analisado no estudo, entre 1994 e 2017. De acordo com o estudo, o cooperativismo incrementa o PIB (Produto Interno Bruto) per capita dos municípios onde atua em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%.

Dicas gratuitas a empreendedores

Integrando o movimento “Eu coopero com a economia local”, o Sicredi lançou o hotsite < https://economialocalsicredi.com.br/#dicas-em-videos> que serve como fonte de informações e também como ferramenta de apoio para pequenos empresários. Intuitiva e de fácil navegação, a plataforma é um canal de conteúdo que apoia o empreendedor a impulsionar seus negócios com dicas, orientações e até ferramentas que o ajudam na divulgação de seus produtos e serviços no ambiente digital.
Em uma área específica para empreendedores que buscam desenvolver seus negócios, estão disponíveis vídeos gravados por colaboradores do Sicredi que explicam o que são as redes sociais, como criar contas empresariais nessas mídias, dicas de conteúdo, micromarketing, atendimento, fluxo de caixa, negociação com fornecedores e oportunidades de inovação com meios de pagamento digitais. Temas como esses também são abordados em e-books, disponibilizados gratuitamente para download.
Os visitantes do hotsite do movimento “Eu coopero com a economia local” podem ter acesso a um gerador de anúncios digitais com o qual empresários podem criar, de maneira personalizada, cards para Facebook, folhetos e banners, entre outros itens de comunicação online que os ajudam a impulsionar os seus estabelecimentos em ambientes digitais.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

Crédito: Divulgação 

campanha do sicredi fomento desenvolvimento de pequenos negócios locais na região de presidente prudente
Campanha “Eu coopero com a economia local” leva este selo como tema

Freepik

campanha do sicredi fomenta desenvolvimento de pequenos negócios locais na região de presidente prudente
Você que é empreendedor ou empreendedora, tem acesso a materiais gratuitos e úteis para ajudar a reinventar o seu negócio ou adaptá-lo a esse novo cenário

Freepik

campanha do sicredi fomenta desenvolvimento de pequenos negócios locais na região de presidente prudente
Um movimento para unir pessoas pelo mesmo objetivo: fortalecer suas regiões e superar esse momento desafiador

Cedida

campanha do sicredi fomenta desenvolvimento de pequenos negócios locais na região de presidente prudente
Jorge Guedes, presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP
 
Cedida

campanha do sicredi fomenta desenvolvimento de pequenos negócios locais na região de presidente prudente
Vanderlei: “Apoiamos as iniciativas que visam desenvolver cada localidade”

Veja também