​​​​​​​Exoneração (I)

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 24/11/2022
Horário 04:10

Cerca de 300 servidores públicos aposentados serão exonerados da Prefeitura de Tupã. O anúncio foi feito pelo Prefeito Caio Aoqui e pelo secretário de Assuntos Jurídicos, João José Pinto durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (22). A Prefeitura atenderá a determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que desde 2017 tem apontado a necessidade de exonerar os servidores públicos municipais aposentados que continuam exercendo suas funções junto ao Poder Público.

Exoneração (II)
De acordo com o executivo, desde 2019 os servidores que se aposentam já estão sendo desligados. "Entretanto, um impasse surgiu em relação aos servidores que se aposentaram antes da reforma constitucional e que continuam exercendo suas atividades. Alheio a esse impasse, o Tribunal de Contas tem reiteradamente e anualmente, desde 2017, em todas as análises de contas do município, determinado à prefeitura que procedesse a imediata exoneração de todos os servidores municipais aposentados, conforme o último apontamento em anexo", afirma a prefeitura. Segundo o Tribunal de Contas, o próprio Estatuto dos Servidores Municipais prevê a vacância automática do cargo na ocasião da aposentadoria do seu ocupante. Ou seja, segundo o regimento que normatiza o funcionalismo municipal tupãense, o servidor deve deixar suas funções ao se aposentar, sendo vedada assim, a manutenção de suas atividades.

Futebol médio
A Coordenadoria de Esportes da Prefeitura de Sagres realizou neste domingo (20), um torneio, envolvendo 13 equipes de várias cidades da região, de futebol médio. O futebol médio, também chamado futebol suíço ou futebol society, foi idealizado em Lucélia no ano de 1966, e reconhecido como invenção da Capital da Amizade, conforme Registro de Títulos e Documentos da Comarca de Lucélia, sob o n.º 185 do Livro B e, publicado no Diário Oficial do Estado, em Ineditoriais, na página 2.

Sua história
O Futebol Médio jamais pode ser confundido com o Futebol Suíço e ou do Futebol Society, pois teve seu registro antes desses. Sua origem se deu entre o final 1965, quando os Hamilton Di Stéfano e Paschoal Milton Paschoal Lentini, cidadãos lucelienses, amantes do futebol e do desporto, resolveram editar na integra o documento com as regras do jogo do futebol médio, sendo registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos da Comarca de Lucélia, sob nº. 185 do livro “E” e, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, no caderno Ineditoriais, na página 2 do dia 18 de março de 1978, que dispõe sobre as 18 regras do jogo, dimensão de campo, bola, e outros detalhes que diferenciam o estilo do futebol médio das demais modalidades. Em pouco tempo o futebol médio ganhava ampla divulgação Regional dos Jornais e Revista “O Divulgador”, bem como da Rádio Bandeirantes de São Paulo, divulgado por todo país através da voz do ilustre radialista Fiori Gigliotti, que as quartas-feiras fazia uma resenha de toda a rodada do sábado e domingo do campeonato que realizava na cidade de Lucélia, fazendo com que as mais longínquas cidades do Brasil fossem atendidas nos seus pedidos de Regras do Futebol Médio.

Unificação de festas
As antigas feiras do Verde e do Artesão realizadas em Osvaldo Cruz, foram unificadas neste ano e agora passaram a ser chamadas de Mega Fest. O nome foi definido em um concurso realizado entre alunos da rede municipal de ensino. O evento acontece neste final de semana, entre os dias 25 e 27/11 (sexta, sábado e domingo) na Avenida Brasil e na Praça São José. Durante a Mega Fest o público terá à disposição produtos ligados ao verde e artesanato de vários locais do país, além de praça de alimentação. Ao todos, 60 expositores, entre os quais 50 deles de Osvaldo Cruz, vão expor seus produtos, com presença também das associadas do Artiplic (Associação de Artesãs ligadas do Fórum de Desenvolvimento Multiplic). Os expositores não estão pagando nada para a venda de produtos na praça e o evento é totalmente gratuito no acesso do público.

Troca de lâmpadas
A Prefeitura de Irapuru iniciou ontem a substituição das 1.300 lâmpadas de led da cidade. Na primeira parte do projeto, o prefeito Ademar Calegão determinou a substituição de 300 postes e, pretende aos poucos fazer a substituição total. Na semana, foi aberta licitação para implantar a capitação da energia solar na cidade, a fim de atender a todas as repartições municipais e serviços de iluminação pública. O prefeito estima que serão economizados cerca de 80% dos valores pagos para esses serviços. Os serviços de troca estão sendo feitos pela Empresa Degrande & Santos Instalações Elétricas Ltda, localizada em Lucélia-SP

 

                Filosofando em trovas

O casal tem os seus filhos

E acha que está completo...

Mas tudo isso acontece

A cada vinda de um neto!

                (José Costa)

Publicidade

Veja também