Exportação: as oportunidades e desafios de Presidente Prudente

OPINIÃO - Mauro Bragato

Data 12/11/2023
Horário 05:00

Em um mundo globalizado, a exportação não é apenas uma atividade econômica, mas também um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável de uma região. Para lugar como Presidente Prudente, as exportações tornam-se uma alavanca poderosa, impulsionando não apenas a economia local, mas também fortalecendo a coesão social e estabelecendo a região no cenário global.
Ao transcender fronteiras, os produtos e serviços da região carregam consigo histórias, tradições e a promessa de qualidade, refletindo o empenho e dedicação de sua gente. Neste contexto, entender a dinâmica do comércio exterior em Prudente é compreender como a exportação pode ser a chave para um futuro próspero e inclusivo para todos os seus habitantes.
Nossa região está estrategicamente posicionada no Estado de São Paulo, fazendo divisa com o Centro-Oeste e com a região Sul. Tem emergido como um epicentro de produção e exportação, especialmente no domínio agroindustrial.
A produção de açúcar e biocombustível, pilares da economia regional, são apresentados como propulsores da atividade exportadora.
De acordo com dados do ComexStat, portal de informações mantido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a lista dos principais produtos exportados é liderada pela carne bovina, seguida por açúcares de cana e couros. Isso oferece uma visão clara da hierarquia de produtos em termos de valor de exportação.
A diversidade econômica da região é ainda mais evidenciada com a menção aos aglomerados produtivos em setores tão variados quanto confecções, vestuários, couro, calçados e móveis.
Isso acende uma luz para a região se tornar uma potência no cenário nacional de exportações. O setor de biocombustíveis é apresentado como um campo fértil para inovação, com oportunidades em etanol de segunda geração, química verde e biorefinarias. A diversidade de setores com potencial de crescimento, desde couros e calçados até vestuário, é um testemunho da rica tapeçaria econômica da região.
No entanto, da mesma forma que há oportunidade de crescimento, existem também desafios. A dependência de exportações de baixa intensidade tecnológica é identificada como uma vulnerabilidade significativa, expondo a região a flutuações de preços e mercados internacionais.
Um grande aliado para enfrentar esses desafios é a privatização do Aeroporto Adhemar de Barros, em Prudente. Isso pode trazer uma série de benefícios que potencializam a exportação da região, como a implantação de um posto de alfândega, otimizando a logística de transporte de mercadorias e trazendo benefícios econômicos, sociais e ambientais para a comunidade local, fortalecendo a posição de Prudente.
Como parlamentar eleito pela região, estou buscando alternativas para fortalecer esse cenário. Estou articulando politicamente para aproximar as entidades que representam o comércio e a indústria da nossa região com lideranças do governo do Estado de São Paulo e do governo federal.
No início de agosto, articulei uma reunião importante com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e abrir novas fronteiras no âmbito do comércio exterior na região de Prudente. Durante esse encontro significativo, estive acompanhado por líderes influentes que compartilham dessa visão: Renato Michellis, presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região); José Carlos Cavalcante, diretor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Prudente; Renato Mungo, que representou a Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente); Silvio Torres, assessor de Gabinete da presidência da Apex-Brasil, e Gustavo Sperandio Fernandes, representante regional do Escritório Sudeste da Apex-Brasil.
Juntos, compartilhamos ideias e traçamos estratégias inovadoras para fomentar a participação de novos empreendedores no cenário global. Nossa meta é fortalecer a presença internacional da região, potencializando as exportações e abrindo horizontes para negócios de sucesso.

Publicidade

Veja também