FCT Unesp e Sesc sediam 3º Festival Ocupação Preta

Evento gratuito acontece entre hoje e sábado, com palestras, socialização de trabalhos, sarau e shows sobre as relações étnico-raciais e combate ao racismo

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 21/11/2023
Horário 08:04
Foto: Roberto Mancuzo
Profª. Drª. Vanda Moreira Machado Lima, coordenadora do Nupe da FCT Unesp 
Profª. Drª. Vanda Moreira Machado Lima, coordenadora do Nupe da FCT Unesp 

Com o objetivo de promover discussões e reflexões sobre as relações étnico-raciais e combater o racismo em suas diferentes manifestações e nos diversos espaços da sociedade brasileira, o III Festival Ocupação Preta ocorrerá entre hoje e sábado, no campus da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente e no Sesc Thermas. O tema desta edição é “Tempos de aquilombar-se: movimentos e negritudes”.

Segundo a professora Drª. Vanda Moreira Machado Lima, coordenadora do Nupe (Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão Universitária) da FCT Unesp, organizador do festival, entre outros pontos o objetivo é debater e aprofundar o sentido e o ressignificado do aquilombamento nos dias atuais; refletir acerca de projetos e ações que fortaleçam processos formativos que ampliem as experiências com a negritude na escola, na universidade e nos diferentes espaços sociais; e conhecer as expressões culturais da juventude negra de comunidades “periféricas” e suas lutas.

Programação

Nesta terça-feira, das 19h às 22h, no auditório da FCT Unesp, haverá a abertura oficial e a palestra com o tema: “Aquilombamento e Currículo”, ministrada pelo professor Cauê Gomes Flor, doutor em Ciências Sociais pela Unesp de Marília, experiência em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, em especial Sociologia das Relações Raciais.

O evento segue amanhã, das 14h30 às 18h, no Anfiteatro II da FCT, com a palestra sobre: “Aquilombar-Se: Conceição Evaristo e Nupe/Unesp”, ministrada pelo professor Dagoberto José Fonseca, doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e coordenador do Centro de Referência Afro em Araraquara (SP)

Ainda na quarta, das 19h às 21h, no Sesc Thermas de Prudente, o líder quilombola, que atuou na CECOQ/PI (Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí) e na Conaq (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas), Antônio Bispo dos Santos (Nego Bispo), irá conduzir a palestra “Aquilombe-se!”. 

Na quinta-feira as atividades começam às 10h com a socialização dos trabalhos científicos e relatos de experiências envolvendo relações étnico-raciais, submetidos de 6 a 14 de novembro. A chamada “Escrevivência e partilha de saberes”, ocorrerá em diferentes salas de aula do bloco 5 da FCT Unesp, até às 12h. 

Seguindo a programação de quinta, das 14h às 16h, o palestrante, criador de conteúdos, ator, influencer digital, criador do “África do Jeito que Nunca Viu” e bacharel em Ciências Contábeis, Esmael Nzuzi dos Santos Gabriel, ministrará a palestra “Formação de professores: áfricas na sala de aula”, no auditório da FCT.

Para fechar o dia, das 20h às 22h, no Sesc, haverá o sarau “Axéstético”.

Das 13h30 às 15h30, de sexta-feira, o Grupo Corpo Negro fará um espetáculo infantojuvenil chamado “O mundo começa na cabeça”, onde a partir de narrativas musicais e interação relatam episódios de racismo e as diferentes formas que utilizaram para superá-lo. A atividade será no Sesc Thermas.

Ainda na sexta, a professora Nilma Lino Gomes, doutora em Antropologia Social pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-doutora em Sociologia pela Universidade Coimbra, foi ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (2015) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2015-2016), conduzirá a palestra “Movimento negro educador”, no auditório da FCT. 

No último dia, sábado, o Grupo Preto Básico, banda formada por João Biano, André Fonseca, Helton Carmesan e Adélio Nascimento, fará uma apresentação no Sesc Thermas, das 16h às 18h.  Depois, das 18h às 22h, no Brasil Novo, na quadra coberta e campo de futebol, haverá a Feira Sabotagem, com três espaços temáticos: Espaço Crica Monteiroi - exposição de telas com graffite, pixo e grapixo contando a história da cultura hip-hop; Espaço Estamos Vivos! - show de MCs, batalha de rap com MCs de Prudente e região, além de recital de poesia e; Espaço Dina Di - feira com empreendedores locais, discotecagem e praça de alimentação.

SERVIÇO
O III Festival de Ocupação Preta é organizado pelo Nupe da FCT Unesp, com apoio do Sesc e da Secretaria de Cultura de Prudente. O evento é gratuito, mas quem quiser ter certificado de participação precisa se inscrever até hoje. A participação contabilizará 5h de certificação em cada atividade, totalizando 50h. 

Para se inscrever, é só acessar: https://docs.google.com/forms/d/1dwK-qQHTEcJVsKZxWQ3ldE_VMSjPhk7YDfca5o4UPjQ/edit

 

Publicidade

Veja também