"Garota, interrompida"

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 27/04/2022
Horário 07:06

Biográfico
O filme escolhido para esta semana é inspirado no livro de memórias biográficas de Susanna Kaysen, que aborda transtornos psicológicos e a definição de loucura. É uma das obras mais emblemáticas do fim dos anos 90 e conta com a presença de um elenco estelar. 

História
Susanna é uma jovem que acaba de sair da adolescência e entrar na vida adulta, com problemas de comportamento que a fazem tentar cometer suicídio com uma dose de aspirinas e uma garrafa de vodca. Após o episódio, ela passa por uma sessão de psicanálise e, induzida pelos pais, é internada em um hospital psiquiátrico. Diagnosticada com Transtorno de Personalidade Limítrofe (ou borderline), ela acaba passando dois anos internada e conhece outras garotas, todas com uma série de transtornos, que mudam a sua vida.

Personagens
Cada companheira apresenta uma disfunção diferente, sua colega de quarto é uma mentirosa compulsiva, outra companheira foi abusada sexualmente e se tornou viciada em laxantes e frangos, há outra com anorexia e a última vítima de graves queimaduras. Não importa o que elas haviam feito antes, na década de 60, todas eram consideradas loucas.

Angelina Jolie
Mas o grande destaque, às vezes até maior que a própria protagonista, vai para Angelina Jolie que interpreta (Lisa Rowe) uma sociopata manipuladora que é capaz de controlar todos ao seu redor. Ela se torna a melhor amiga de Susanna e uma tenta entender a ajudar a outra apesar dos conflitos. Por esse papel, a atriz ganhou o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Debate
Entre as discussões, há a banalização dos problemas psicológicos, algo que consequentemente traz uma excelente discussão sobre o processo de relacionamento entre pacientes e médicos, sendo os primeiros, muitas vezes, vítimas da medicação errônea. Muitos profissionais de saúde, como sabemos, preferem aplicar medicação para apagar estes pacientes, ou deixar em estado letárgico, ao invés de buscar estratégias que tornem a existência destas pessoas, algo menos agonizante, isto é, permitir que os pacientes evoluam com o remédio não as torna dependentes. Estas questões também dialogam com o abandono da família.

Elenco
Elisabeth Moss, Clea DuVall, Brittany Murphy, Whoopi Goldberg, JeffreyTambor, Vanessa Redgrave e Jared Leto ajudam a compor o restante do elenco de maneira brilhante, cada um em seu nicho, mostrando as inúmeras dores que uma pessoa pode sentir por conta de suas vivências. 

Vale a pena
“Garota, Interrompida” não é um filme fácil, ele é longo e denso, onde trabalha-se em explorar a ideia de como as pessoas influenciam nosso meio e nossa mente e, principalmente, como a realidade pode ser fluida quando estamos em um ambiente que nos tira da zona de conforto. 

Siga
Para saber mais, siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!
 

Publicidade

Veja também