Grêmio precisa vencer o São José hoje para ficar com vaga na A2 

Com 4 empates em 4 jogos, equipes chegam ao Estádio Martins Pereira neste sábado, às 19h, para decidir quem vai para segundona do ano que vem; Águia Azul só precisa de mais um empate 

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 29/04/2023
Horário 09:22
Foto: Ronaldo Nascimento/Grêmio Prudente
Grêmio treinou na quarta-feira no Estádio Caetano Peretti e na quinta viajou para São Paulo 
Grêmio treinou na quarta-feira no Estádio Caetano Peretti e na quinta viajou para São Paulo 

Chegou a hora do “The Final Countdown” para o Grêmio Prudente em sua busca por mais um acesso. O clímax desta temporada para o Gavião Carcará ocorre neste sábado, às 19h, diante do tradicional EC São José, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP), no último capítulo da batalha de quem sobe para a Série A2 do Campeonato Paulista do ano que vem. Para que o Carcará continue o seu voo pelo futebol paulista, com um sonhado duplo acesso, só a vitória lhe interessa nos últimos 90 minutos das semifinais da Série A3 do Paulistão. Para Águia Azul, que tem o regulamento debaixo de suas asas, um empate lhe confere a vaga na segundona 2024.    
Com mais de 12 mil ingressos vendidos antecipadamente, os comandados de Ademir Fesan terão que quebrar o retrospecto de equilíbrio entre as equipes nesta temporada – quatro jogos e quatro empates - e calar o caldeirão da fervorosa torcida do São José que irá abarrotar o Martins “La Bombo” Pereira em apoio à Águia do Vale, presa na gaiola da A3 desde 2021. Cerca de 50 gremistas da Fúria Prudentina estarão por lá, para emanar apoio ao Carcará e, quem sabe, comemorar o acesso in loco junto ao elenco. 
O público deste sábado no Martins Pereira pode ser o maior da história da A3, conforme levantamento do site Escanteio SP nos boletins financeiros da FPF (Federação Paulista de Futebol), que começaram a ser publicados em 2007. O recorde da competição pertence à Inter de Limeira, que levou 12.396 torcedores ao segundo jogo da final de 2017, quando foi derrotada por 2 a 0 pelo Nacional no Estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira (SP)

Ademar Santos Barbosa

12 mil ingressos foram vendidos para decisão entre São José e Grêmio hoje no Martins Pereira 

“Buscar a vitória do início ao fim”

Na quarta-feira, antes do treino no Estádio Caetano Peretti, Fesan falou com a imprensa. O comandante do Grêmio Prudente - que, neste sábado, irá atingir a marca de 30 jogos a frente do Carcará, ultrapassando China, Lelo e Campagnollo como o treinador que mais comandou a equipe prudentina - falou sobre a igualdade na disputa do xadrez tático contra Ricardo Costa e a chance de dar o xeque-mate no adversário em São José dos Campos. 
“A estratégia sempre é a mesma: vamos buscar a vitória do início ao fim”, ressaltou Fesan ao refrescar a memória do que foi o primeiro capítulo da decisão pela vaga na A2 que terminou sem gols. “Quem assistiu ao jogo aqui no Prudentão sabe que nós buscamos a vitória. Foram 12 escanteios, oito faltas diretas e isso daí só em bolas paradas. Pra gente ter um comparativo, o São José só teve duas bolas paradas. Lógico, eles tiveram a chance mais clara de gol no jogo e o futebol proporciona isso”, relembrou o técnico do Caracará. 

“NÓS ATACAMOS MUITO MAIS. TIVEMOS 68% DE POSSE DE BOLA, FORAM 22 FINALIZAÇÕES AO TODO. ESSA É A NOSSA FORMA DE JOGAR, SEMPRE FOI E NÃO VAI SER DIFERENTE LÁ. NÓS VAMOS BUSCAR ISSO DO INÍCIO AO FIM, DESDE O PRIMEIRO MINUTO. SE FOR PRO GOL SAIR NO COMEÇO OU NO FIM, QUE SAIA, QUE A GENTE NÃO TOME [GOL] E VOLTE DE LÁ COM O ACESSO”
Ademir Fesan

“Mas nós atacamos muito mais. Tivemos 68% de posse de bola, foram 22 finalizações ao todo. Essa é a nossa forma de jogar, sempre foi e não vai ser diferente lá. Nós vamos buscar isso do início ao fim, desde o primeiro minuto. Se for pro gol sair no começo ou no fim, que saia, que a gente não tome [gol] e volte de lá com o acesso”, frisou Ademir Fesan, que preferiu não comentar se fica no Grêmio, independente do resultado deste sábado no Martins Pereira. 
Para a decisão dos últimos 90 minutos pelo acesso, Fesan conta com a volta do lateral-esquerdo Cesinha, que cumpriu o segundo jogo de punição após a expulsão contra o próprio São José, no empate por 2 a 2 no confronto da 3ª rodada da 2ª fase, no Prudentão. Não é certo que o lateral vá para campo desde o primeiro minuto, já que Félix, o substituto, teve uma atuação bastante segura - tanto na defesa, quanto no ataque - no desenrolar do 0 a 0 no primeiro jogo das semifinais da A3, em Presidente Prudente.   

“Nós vamos ser um time reativo"

Reativo: no dicionário do futebol, é um estilo de jogo usado por uma equipe que se concentra principalmente em defender e espera por oportunidades de contra-ataque para marcar gols. É a partir desta concepção que o pragmático técnico Ricardo Costa relata à reportagem de O Imparcial a sua intenção em armar o São José novamente na retranca para a decisão do acesso, já que a Águia Azul precisa de apenas um empate para subir. 

“E ESSE JOGO [DA VOLTA] É A MESMA SITUAÇÃO. PRUDENTE PRECISA VENCER, VAI SAIR MAIS PARA O JOGO. NÓS VAMOS SER UM TIME REATIVO, ATÉ PELA SITUAÇÃO DA DISPUTA, VAMOS REPETIR ISSO”
Ricardo Costa

“Os primeiros 90 minutos foram um grande jogo dentro da nossa proposta. Nós conseguimos se sair bem porque a gente foi a Prudente em busca de um bom resultado e nós conseguimos trazer isso para São José dos Campos”, iniciou o “Rei do Acesso”.  “E esse jogo [da volta] é a mesma situação. Prudente precisa vencer, vai sair mais para o jogo. Nós vamos ser um time reativo, até pela situação da disputa, vamos repetir isso”, frisou Costa, que espera recolocar a Águia Azul na A2, coisa que não acontece desde 2014. 
Um dos pilares no sistema defensivo de Ricardo Costa, o colombiano Luis Dário, que joga pela lateral-direita, volta de suspensão e deverá estar entre os titulares do São José, bem como o lateral-esquerdo Rafael Verrone. 

Ficha Técnica 
Local: Estádio Martins Pereira, São José dos Campos (SP).
Data e horário: 29/04/2023, às 19h. 
Equipe de arbitragem: árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araujo; árbitro assistente 1 Alex Ang Ribeiro; árbitro assistente 2 Luiz Alberto Andrini Nogueira; quarto árbitro Thiago Lourenço de Mattos.
Transmissão: Canal Futebol Paulista no Youtube  (https://www.youtube.com/@futebolpaulista1902/featured) ; Rádio 101 FM  e  Canal Resenhando com Cid Jr no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCg4HeMAi_B5QYeJEoJNS7qg).. 

São José: provável 4-4-2 com Ariel no gol; Caio César e Matheus Abreu na zaga; Verrone e Luis Dário pelas laterais esquerda e direita; David Lucas, Pedro Favela, Pedrinho e Nicholas no meio-campo; Wendel Barros e Wendel Júnior (Lorran) no ataque.

Grêmio Prudente: provável 4-3-3 com Luiz no gol, Eduardo Biazus e Leandro Freire na zaga; Cesinha (Félix) e Helder pelas laterais esquerda e direita; Rafael Potiguar, Rafinha e Rafinha no meio-campo; Luquinha Bozó e Wandson mais abertos no ataque e Édipo mais centralizado.

 

Publicidade

Veja também