Grêmio Prudente luta, mas cai para  o São José na decisão do acesso à A2

Águia Azul venceu por 1 a 0 a partida de volta das semifinais da A3; em sua 1ª participação na terceirona, Carcará bate na trave e já pensa na disputa da Copa Paulista em julho  

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 01/05/2023
Horário 00:11
Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente
Grêmio Prudente lutou, tentou se impor, mas acabou superado, por 1 a 0, pelo São José
Grêmio Prudente lutou, tentou se impor, mas acabou superado, por 1 a 0, pelo São José

Não deu. O Grêmio Prudente lutou, tentou se impor, mas acabou superado, por 1 a 0, pelo São José, na noite de sábado, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP), no último capítulo da decisão pela vaga na Série A2 do ano que vem e encerrou de cabeça erguida sua primeira participação na história da Série A3. 
Depois de nove anos entre a Bêzinha e a terceirona, a Águia Azul retorna ao segundo patamar do futebol paulista. Com cinco acessos para A3 em seis temporadas, o técnico Ricardo Costa leva pela primeira vez uma equipe para a disputa da A2 e concretiza ainda mais a alcunha de “Rei do Acesso” nas divisões do futebol paulista.     
O tradicional São José, que contou com o apoio de mais de 12 mil torcedores sábado no Martins Pereira, volta a figurar na A2 junto ao Capivariano, que, na outra semifinal, despachou o EC São Bernardo com 4 a 0 no placar agregado. Capivariano e São José disputam a final da terceirona nos dois próximos finais de semana. A vantagem de decidir em casa e da igualdade no placar agregado é do time de Capivari. 

Foco na Copa Paulista

Com a eliminação na Série A3, o Gavião Carcará destina seu foco para a participação também inédita na Copa Paulista, que tem início no começo de julho. Com premiação de R$ 250 mil ao time que ficar com a taça, R$ 150 mil ao vice e direito de vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Campeonato Brasileiro para os finalistas (a escolha é do campeão), o certame será disputado por 18 equipes:
•    Cinco delas participaram do Paulistão A1 nesta temporada: Mirassol, Santo André, Portuguesa, Red Bull Bragantino e São Bento (rebaixado para A2);
•    Nove clubes participaram da A2 2023: Ponte Preta, (subiu para A1), Comercial, Juventus, Noroeste, Oeste, XV de Piracicaba (atual campeão da Copa Paulista), Portuguesa Santista, Primavera e São Caetano (rebaixado para A3);
•    Quatro equipes jogaram a A3 deste ano: MAC (Marília Atlético Clube), Grêmio Prudente, São José (subiu para A2) e EC São Bernardo. 
A divulgação da tabela da Copa Paulista 2023 será feita no dia 2 de maio pela FPF (Federação Paulista de Futebol). O torneio é disputado nas seguintes fases: três grupos regionalizados com seis equipes com turno e returno (os dois melhores de cada chave se classificam, além dos dois melhores terceiros colocados) – quartas de final – semifinais e final. No mata-mata, os melhores colocados enfrentam os piores posicionados da classificação geral, sendo que o empate no placar agregado leva a disputa de pênaltis. Cada equipe tem o direito de inscrever 26 atletas na lista A e não possui restrições para a lista B, formada por jogadores da base.  

Especulado no MAC

Segundo informação do jornalista Jorge Luiz, do Jornal da Manhã, de Marília, o treinador do Grêmio Prudente, Ademir Fesan, está na pauta de contratações do MAC para a disputa da Copa Paulista. Além de Fesan, Ricardo Peixe e um outro nome não revelado estão na mira da diretoria do Marília, que despediu o treinador Guilherme Alves após a eliminação na 2ª fase da A3.
Questionado pela reportagem de O Imparcial na última quarta no treino antes da decisão do acesso contra o São José se permaneceria no Carcará independente do resultado de sábado, Ademir Fesan preferiu não comentar o assunto. “Prefiro não comentar sobre isso agora. Quero focar muito nesse jogo e tomara que depois eu possa focar mais ainda na final. Aí depois disso, a gente, com calma, vai conversar e analisar tudo isso”, pontuou o técnico, que é o treinador que mais comandou o Grêmio Prudente na história de mais de uma década de existência do Carcará, foram 30 jogos a frente do clube: 16 vitórias, sete empates e sete derrotas. A primeira passagem de Fesan no Grêmio aconteceu em 2020 e a segunda foi iniciada nesta temporada, na 8ª rodada da 1ª fase da A3, após Marcos Campagnollo deixar o comando da equipe depois de derrota para o Audax, na 7ª rodada. 



 

Publicidade

Veja também