ÁGUA: POR QUE E COMO BEBER

Belmiro d’Arce

COLUNA - Belmiro d’Arce

Data 23/02/2020
Horário 05:48

A SAÚDE EM SUAS MÃOS
Práticas simples de hábitos de vida constroem a saúde, entre elas, a prática de beber água, absolutamente essencial para o organismo funcionar bem, ser resistente e viver longamente.

FALTA O ESSENCIAL
Como funcionar, sem água, um organismo no qual a água é 70% do corpo; 92% do sangue; 75% do cérebro; 75% do coração; 83% dos pulmões; 64% da pele; 80% dos músculos; 80% dos rins; 31% dos ossos?

NÃO HÁ QUEM ENSINE
80% das pessoas bebem pouca ou quase nenhuma água: falta conhecimento, falta quem ensine, pois, se muitos são os programas para distribuir medicamentos, poucos existem para educar e promover a saúde.

NO LUGAR ERRADO
Bebessem água em abundância, ao longo do dia, todos os dias, mesmo sem sede, mantendo a urina clara, quase como água, sem cheiro e bastante, muitas pessoas se livrariam dos seus sintomas e doenças, e deixariam de frequentar os consultórios, hospitais e farmácias.

INUMERÁVEIS AÇÕES E BENEFÍCIOS
A água protege o cérebro, a medula espinhal, a coluna e as articulações; é necessária para a produção de hormônios, neurotransmissores e todas as substâncias da vida; transporta oxigênio e todos os reagentes e nutrientes pelo corpo; é potente anti-inflamatório e analgésico.

E MUITO MAIS
Evita doenças; permite a vida, o crescimento e a reprodução celular; favorece a fertilidade; evita cansaço, aumenta produtividade; desintoxica o corpo; regula a temperatura corporal; viabiliza digestão, absorção dos nutrientes e funcionamento intestinal; regula a viscosidade do sangue; favorece a contratilidade do coração, os vasos e a circulação sanguínea; sacia a vontade de comer e favorece o emagrecimento saudável.  

INFLUÊNCIA GLOBAL
Não há um centímetro do corpo que não sofra com a falta de água; e não há uma só célula e centímetro de tecido, órgão e sistema que não se beneficie com sua abundância. 

QUE ÁGUA BEBER?
Água pura, isenta de produtos químicos, cloro, flúor, substâncias tóxicas; sem contaminação de micro-organismos, parasitas e bactérias; e alcalina. Claro, não se hidrata o corpo com refrigerantes, sucos, cervejas ou outros líquidos.

APRENDIZADO E PRÁTICA
Beber água em abundância, mesmo sem ter sede, é questão de determinação e responsabilidade em fazer algo que não tem vontade, não sente necessidade, mas que aprende ser necessário para a saúde que deseja.

MUITAS VARIANTES
Não existe uma quantidade exata de água para beber por dia, nem precisa. Ela varia com tamanho da pessoa, temperatura ambiente, exposição ao sol, atividade física, grau de transpiração. Assim, é perfeito beber uma quantidade que mantenha a urina, bastante, clara e sem cheiro forte.

SABE, DESEJA E NÃO ESQUECE
Se para muitas pessoas falta conhecimento, para outras, falta uma programação séria, criar métodos, rotinas, para, ao final do dia poder dizer: “eu bebi a água que meu corpo precisa para funcionar bem”.

A ESCOLHA É SUA
Você decide, claro, mas eu torço para você escolher manter seu corpo cheio de água, e ensine isso para a família e os filhos. Mais água, menos doenças e medicamentos, mais saúde e qualidade de vida. Deus lhe abençoe. Um grande abraço.

Veja também