É hora de redobrar os cuidados com a pele!

-

Data 05/12/2021
Horário 04:01

E junto com o último mês do ano vem também as altas temperaturas. Por isso, é o momento mais propício para que campanhas sobre o câncer de pele sejam evidenciadas, como ocorre com o “Dezembro Laranja”. A região do oeste paulista é conhecida por suas altíssimas temperaturas, e, por isso, os cuidados devem ser ainda mais intensos. Com crianças e idosos, a preocupação com sua pele sensível é ainda maior.

O câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Inca (Instituto Nacional do Câncer) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. Ele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Desta forma, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer de pele, por isso, é de extrema importância se submeter a exames de rotina e procurar um especialista sempre que notar algo diferente na pele.

Mas, claro, a prevenção é sempre muito melhor! Portanto, use sempre filtro solar, não se exponha ao sol nos horários mais críticos, use proteção mecânica, como chapéus, blusas com mangas compridas e calças. Se precisar caminhar sob o sol, uma sombrinha pode ser muito útil. Aproveite o momento para participar das campanhas realizadas neste período. Ontem, por exemplo, a Prefeitura de Presidente Prudente, em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), realizou consultas com especialistas em alusão ao “Dezembro Laranja”. Vamos nos cuidar!

Publicidade

Veja também