InovaDay movimenta mais  de 1 mil pessoas com oficinas de ciências e tecnologia

Evento faz parte da 2ª Feira de Ciências de Tecnologia do Oeste Paulista, que está sendo realizada em Prudente durante essa semana

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 19/10/2023
Horário 21:44
Foto: Cedida
Mais interatividade: segunda edição do evento superou, e muito, as expectativas
Mais interatividade: segunda edição do evento superou, e muito, as expectativas

Mais de 1 mil estudantes, de diversas cidades da região, estiveram presentes no Inovaday, evento que faz parte da programação da 2ª Feira de Ciências e Tecnologia do Oeste Paulista, que está sendo realizada durante essa semana em Presidente Prudente.

Com um dia repleto de atividades práticas, como oficinas de química, física, biologia, realidade virtual e aumentada, robótica, automação, impressões 3D e laser, podcast, laboratório de fotografia digital, além de voos demonstrativos de drone e turnê pelo Coworking, os visitantes puderam conhecer um pouco do que a Inova Prudente proporciona à comunidade.

Entre as escolas participantes, esteve a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Xiloiasso Inague de Presidente Bernardes que levou cerca de 50 alunos do ensino fundamental II. Para a estudante Agata Vitória Marcílio Martins, 16 anos, a experiência foi “incrível”. “Gostei muito das oficinas. Tudo me atraiu, não consigo escolher o que foi melhor. Tudo o que vi aqui foi sensacional”.

Aliando teoria com a prática

A professora Aguida Marcia da Silva, da EE (Escola Estadual) Lúcia Silva de Assumpção, de Pirapozinho, que trabalha com tecnologia e projeto de vida, disse que ela e seus alunos aproveitaram cada minuto que passaram pela Inova Prudente. “O laboratório de realidade virtual e aumentada é uma área que meus alunos estão mais interessados, mas eles também gostaram muito do laboratório de ciências e biologia, pela parte prática de poder pegar nos materiais, de perceber a interação entre eles. A turma não está querendo nem ir embora [risos]”.

Segundo o diretor da Inova Prudente, Diego Andreasi, essa segunda edição do Inovaday, superou, e muito, as expectativas. “Nessa edição resolvemos acrescentar mais atividades e trazer mais interatividade aos estudantes. O resultado foi um crescimento expressivo de visitantes, que passou de 400 para 1 mil. Esse esforço de fomentar as áreas de ciências e tecnologia em nossa região é um pedido do prefeito Ed Thomas, e ficamos realizados em ver que a missão da Feira está sendo cumprida”.

Encerramento no Matarazzo

Em seu último dia de realização, a 2ª Feira de Ciências e Tecnologia do Oeste Paulista terá atividades no Centro Cultural Matarazzo, onde os alunos das escolas estaduais e técnicas da região irão apresentar seus trabalhos científicos à comissão organizadora da Feira.

Será concedida uma premiação para os projetos classificados como primeiro, segundo e terceiro lugar nas categorias Mirim (estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental), Júnior (estudantes dos 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental); Master (estudantes do 9º ano do ensino fundamental, 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos) e Técnico (estudantes das escolas técnicas). As escolas técnicas e estaduais que mais submeter projetos também serão premiadas.

Cedida

Com atividades práticas, visitantes conheceram um pouco do que a Inova proporciona à comunidade

Publicidade

Veja também