Leitura: a incrível arte do conhecimento

EDITORIAL -

Data 21/04/2023
Horário 04:15

Desde sempre a leitura é peça fundamental para o enriquecimento da educação das pessoas. A leitura precisa se tornar hábito na vida de todos e o incentivo para tal ato é fundamental para a evolução do ser humano em diversos aspectos.
Mesmo com o mundo tecnológico avançado e outras formas de leitura na ativa, o livro, o papel, são incríveis ferramentas de educação. Como noticiado neste diário, em 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil e Dia de Monteiro Lobato, foi realizada a inauguração de um novo espaço dentro da Seduc (Secretaria Municipal de Educação) de Presidente Prudente, o “Ler é Viver”. Ele tem como objetivo promover o acesso aos livros e incentivar a prática da leitura. É uma iniciativa para os funcionários do prédio da Seduc, comunidade local e os profissionais que atuam nas escolas ou a qualquer outra pessoa que a visita o espaço. Os livros e outros materiais que integram o espaço foram doados por funcionários do prédio e instituições.
Vale enfatizar, mais uma vez, que a leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.
É sempre importante promover a leitura para as crianças desde bebês. Lendo e mostrando as figuras, tendo aquele momento com os livros, presentar as pessoas com boas obras infantis. Tudo isso colabora para que cresçam com empatia, pensamento crítico e ainda exercitar a sua inteligência e criatividade. Conforme pesquisa, o hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental.
Então, estimule seus filhos a lerem, faça um espaço de leitura diária. Incentive e se divirta com eles, sempre. Se todos ao redor de uma criança estimular a leitura, o pequeno cresce sabendo a importância desse hábito tão rico.
 

Publicidade

Veja também