Últimas semanas de dezembro terão menor volume de chuvas na região

Previsão é que chova entre domingo e segunda-feira e entre os dias 26 e 30; temperaturas máximas devem ser de até 32 °C

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 16/12/2022
Horário 15:44
Foto: Arquivo
2ª quinzena do mês deve ser marcada por chuvas irregulares e de menor volume
2ª quinzena do mês deve ser marcada por chuvas irregulares e de menor volume

A segunda quinzena de dezembro deve ser marcada por chuvas mais irregulares e em menores volumes na região de Presidente Prudente, aponta o Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). A previsão é que, neste período, chova pouco abaixo do que é habitual para o mês.

Conforme o especialista em Agrometeorologia e Climatologia da universidade, Alexandrius de Moraes Barbosa, as chuvas devem ocorrer em dois períodos: entre este domingo, dia 18, e segunda-feira, dia 19, com volumes de 15 mm a 30 mm; e entre os dias 26 e 30, com volumes de 20 mm a 40 mm.

O volume total esperado na região até o fim do mês varia de 35 mm a 70 mm. "Se a previsão se confirmar, o volume total de dezembro deve ficar dentro da normalidade para a região", avalia.

O profissional destaca que na primeira quinzena, por outro lado, as chuvas ficaram acima do que é comum no oeste paulista. Foram registrados os volumes de 162 mm na estação meteorológica da Unoeste, localizada em Presidente Prudente, e 130 mm na estação da Fazenda Experimental da universidade, em Presidente Bernardes. O volume habitual para o mês de dezembro é de 207 mm.

Quanto a janeiro de 2023, Alexandrius aponta que os modelos indicam chuvas pouco acima da normalidade.

Em relação às temperaturas, as duas próximas semanas devem registrar máximas entre 30 °C a 32 °C e mínimas próximas a 20 °C, o que pode ser considerado pouco abaixo do que é usual na região.

Publicidade

Veja também