Lugar de livro não é na estante

EDITORIAL -

Data 02/02/2023
Horário 04:15

Atualmente, com tanta tecnologia à nossa volta, os livros acabam sendo deixados de lado por grande parte da população. Ao invés de ler uma boa história e viajar no mundo da ficção ou realidade, muitas pessoas preferem se informar das últimas notícias pela internet e, mais do que isso, sair compartilhando pelas redes sociais o que acabou de descobrir. Alegam falta de tempo.
Crianças e jovens vão no mesmo embalo. Passam grande parte do tempo conectados via computador, tablet ou celular, dedicam suas horas vagas para jogar, conversar com os amigos e se divertir, enquanto poderiam estar aprendendo e adquirindo conhecimento, se aventurando em contos e fábulas, viajando no mundo da imaginação. Falta incentivo, faltam projetos que estimulem a leitura, falta o hábito de ler, mas falta, principalmente, acesso. 
Obras literárias não são baratas. Não são todas as cidades no país que dispõem de bibliotecas públicas, com acervo disponível para empréstimo ou leitura no local. Com isso, inúmeras crianças e jovens, muitas vezes, nunca tiveram a oportunidade de folhear um livro.
Pensando nisso, a Amatra XV (Associação dos Magistrados Trabalhistas da 15ª Região) e Esmat 15 (Escola Superior da Magistratura da 15ª Região), através da diretora Cultural e de Cidadania da Amatra XV, desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, com a participação da diretora regional da Circunscrição de Campinas, juíza Milena Casacio Ferreira Beraldo, realizam a campanha Apadrinhe uma criança doando livros. 
Se você tem livros novos ou usados em bom estado, da literatura brasileira infantil e infanto-juvenil, procure um dos pontos de coleta na cidade - Fórum Trabalhista de Presidente Prudente, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), SOS Criança, Filantrópica Vicente Neiva, Maple Bear Presidente Prudente, CET Kids e Multiplus School – e faça sua boa ação.
Muitas pessoas compram livros, leem apenas uma vez e deixam guardados na estante ou nas gavetas, enchendo de poeira, achando que a obra não tem mais serventia. Pode não ter para você ou para seu pequeno, que já leu. Mas pode ser muito útil para outras pessoas. Livros foram feitos para ler e é um desperdício mantê-los sem uso, portanto, não jogue fora nem amontoe, faça uma doação.
Quanto mais cedo passamos a discutir esse tema em nossas casas, mais cedo nossas crianças aprendem a lidar com os sentimentos de posse. Ou até mesmo de ciúme das suas coisas.
Doar livros é mais do que um gesto de afeto, carinho e gentileza. É uma ação social. É contribuir com o futuro, é espalhar conhecimento pelo mundo.
 

Publicidade

Veja também