Filme clássico dirigido por Lewis Allen em 1954, “Meu Ofício é Matar” (Suddenly) se tornou um filme premonitório do qual o ator Frank Sinatra se arrependeu de ter feito, por mostrar uma trama parecida com o que aconteceria nove anos mais tarde no assassinato de seu amigo, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. Na trama, três assassinos contratados chegam a uma pequena cidade da Califórnia esperando que o presidente embarque em um trem para sua viagem anual de pesca, com o plano de assassiná-lo. Para isso, encontram uma casa bem localizada no morro e fazem de reféns, o prefeito, uma viúva (Donna Reed), seu pai e uma criança enquanto aguardam a execução do plano, liderados pelo psicótico assassino John Baron (Frank Sinatra). Do lado da lei, o xerife Tod Shaw interpretado por Sterling Hayden. O assassino de Kennedy, Lee Oswald teria assistido ao filme poucos dias antes do crime.
A nova velhice segundo a ciência
Com o envelhecimento populacional, o aumento da longevidade humana e com a chegada de cada vez mais pessoas em boas condições de saúde à maturidade, fica difícil continuar estabelecendo que 60 anos (e 65 anos para países desenvolvidos) seja uma marca definitiva do início da velhice. Estes conceitos parecem estar datados, e para se ter uma ideia, o conhecido termo terceira idade, popularmente relacionado ao idoso, se refere aos indivíduos pós-vida adulta, e já se inicia aos 45 anos. Como considerar uma pessoa de 45, 60 e 90 com a mesma referência? Pesquisadores da Universidade de Stanford analisaram o plasma sanguíneo de milhares de voluntários e encontraram três janelas biológicas diferentes de aceleração do relógio biológico. A primeira fase abrange a idade adulta e compreende os indivíduos entre 34 e 60 anos, a segunda fase é chamada de maturidade tardia e estende-se dos 60 aos 78 anos. Aos 78 anos, o corpo finalmente passa a entrar no processo final de envelhecimento. As transformações não ocorrem de maneira linear e uniforme, mas as variações abruptas de componentes plasmáticos parecem ocorrer nestas idades determinadas. O fim da juventude ocorreria, portanto, aos 34 anos, quando fenômenos degenerativos se tornam mais intensos, e o envelhecimento avançado ocorreria mesmo mais tardiamente, por volta dos 78 anos, com reduzida capacidade orgânica de reparação do DNA. Nesta faixa etária é que ocorre a intensificação dos fenômenos da velhice: enfraquecimento do sistema esquelético, interrupção dos padrões de sono, diminuição da audição e acuidade visual, perda de massa muscular, redução na velocidade da mobilidade, aparecimento de rugas e manchas de pele características da senilidade, e dificuldades cognitivas mais pronunciadas. Tais fenômenos ocorreriam basicamente por modificação de proteínas plasmáticas, com redução da produção proteica e dos componentes moleculares das células.
Dica da Semana
Filmes / Streaming
“Pacarrete”:
Brasil. 2020. Direção: Allan Deberton. Uma professora de dança aposentada (Marcélia Cartaxo) passa por problemas difíceis e volta a morar no interior para cuidar de uma irmã adoentada. Na véspera de aniversário de 200 anos da cidade, ela, já idosa, procura fazer uma apresentação de dança para o povo, mas ninguém parece se importar.