Mostra fotográfica celebra Jubileu de Ouro da Unoeste

São 50 anos registrados em mais de 200 imagens impressas e 40 mil digitalizadas, que contam a história da maior universidade do oeste paulista

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 01/09/2022
Horário 21:35
Foto: Ector Gervasoni
Exposição “50 anos Unoeste” fica até 15 de setembro no Espaço Cultural Prof. Agripino
Exposição “50 anos Unoeste” fica até 15 de setembro no Espaço Cultural Prof. Agripino

2022 é um ano histórico para a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que chega aos seus 50 anos comprometida com o trabalho de excelência e que até agora já resultou na formação de mais de 120 mil profissionais. Como parte das comemorações do Jubileu de Ouro que será comemorado no dia 6 de outubro deste ano, a universidade inaugurou ontem a exposição fotográfica “50 Anos Unoeste”. Até o dia 15 de setembro ela fica aberta ao público no Espaço Cultural Prof. Agripino, no campus 1.
A abertura da exposição, prestigiada pela reitoria e demais autoridades, ocorreu no dia em que o fundador da universidade, o professor Agripino de Oliveira Lima Filho completaria seus 91 anos de vida. Foi ele quem idealizou a universidade junto com a professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, carinhosamente conhecida por Dona Ana. Agripino morreu dia 7 de março de 2018, aos 86 anos, deixando o legado de que somente com trabalho e educação é possível acreditar num futuro melhor. A organização da mostra é do Departamento de Marketing da Unoeste que, com o apoio de outros departamentos, entre eles a Rede de Bibliotecas Unoeste “Cecília Guarnieri Denari”, reuniu mais de 200 fotos impressas e outras cerca de 40 mil fotos digitais que fazem parte do arquivo institucional.  São recortes fotográficos que mostram a expansão da instituição, além de momentos e marcos importantes ao longo dessas cinco décadas em que a Unoeste vem transformando a vida de seus alunos, como também contribuindo ativamente no desenvolvimento das regiões de Presidente Prudente, Jaú (SP) e Guarujá (SP).
Quem prestigia a exposição percebe claramente que uma características da Unoeste é a inovação e aposta em recursos altamente tecnológicos, observados nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

Família Oliveira Lima

Entre os presentes na abertura da exposição, estava o diretor geral da Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura) – mantenedora da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima. Ele recordou a trajetória da universidade e toda a vida do professor Agripino. “Recordar toda a história da Unoeste e trajetória do meu pai causa um sentimento de muita saudade. Lembro da época em que começamos a construção desse primeiro bloco, lá me 1972. Meu pai, meus irmãos, eu, e a minha mãe, todos nós ajudamos. Então, são 50 anos de uma grande história do meu pai, Agripino de Oliveira Lima, e da minha mãe, Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima. Essa exposição me traz uma grande saudade”, relembrou, em tom nostálgico.
A reitora da Unoeste, Ana Cristina de Oliveira Lima, disse que a emoção foi incontrolável. “Eu não esperava que o impacto em mim fosse tão profundo. Estou muito emocionada, a exposição está maravilhosa. A gente não se dá conta que o tempo passa, e como ele passou. E daí a gente vê que fez parte disso e continuamos aqui fazendo parte dessa representação da qualidade, dos serviços de saúde e isso nos encoraja e nos dá força para acreditar sempre no conhecimento, na expansão e na tecnologia”, enfatizou.
Quando perguntada sobre o aniversário de seu pai, Ana Cristina destacou a saudade como sentimento predominante. “Gostaria que ele estivesse aqui, então vou celebrá-lo com o trabalho, como ele mesmo sempre acreditou na força do trabalho”.
O pró-reitor administrativo, Guilherme de Oliveira Lima Carapeba, recordou os momentos da universidade, e disse que em alguns deles nem lembrava que estava ao lado do avô. “Minha família, meus avós construíram isso e eu vi desde pequeno. Alguns momentos nem lembrava, mas me recordo da marcação, de onde hoje é o Hospital Regional que foi construído pela nossa família. Eu me vi na inauguração do hospital e em diferentes obras, é marcante. E o dia de hoje é importante para minha família e para as pessoas que gostavam do meu avô. Tenho certeza que ele estaria muito orgulhoso e muito feliz com toda a expansão da universidade”.

Representantes da Unoeste

Dr. José Eduardo Creste, pró-reitor acadêmico, diz que a exposição o fez retornar ao passado. “Relembrar a história da Unoeste é um voltar ao passado que vale a pena, rever toda essa trajetória de uma instituição vencedora é de fato caminhar com gigantes. O que a Unoeste fez ao longo dos 50 anos na vida das pessoas e na região é indescritível. A universidade está de parabéns por reviver sua história e consequentemente a história do fundador, o professor Agripino. Felizes aqueles que caminharam com esse homem de fé, homem dinâmico, muito realizador, com uma visão fantástica. Ele foi um homem que Deus abençoou seus sonhos e o fruto de seu trabalho”, comenta, enfatizando que o DNA de Agripino Lima deveria ser repetido.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, destaca que a exposição representa o quanto a universidade é importante na história de Prudente. “A mostra nos faz pensar o quanto a Unoeste fez e ainda faz pela cidade e pela região. Também nos dá uma sensação de responsabilidade, de ter uma instituição que transforma a vida das pessoas pelo conhecimento e que já tem uma tradição de 50 anos. Nos dá a responsabilidade de ver como que no futuro nós precisamos trabalhar de forma firme e de forma árdua, como sempre nós fizemos aqui, para continuar contribuindo para o crescimento da universidade e também para levar desenvolvimento econômico e social nas cidades ou nas regiões onde nós podemos atuar”.
Com visão de quem acompanhou toda a história da Unoeste, a coordenadora pedagógica institucional, a professora, Aparecida Darcy Alessi Delfin, disse se sentir orgulhosa em fazer parte dessa “grande história”. “É um sentimento de gratidão por fazer parte de tudo isso. É muito, muito emocionante a gente ver e saber que nós, de uma certa forma, participamos colaborando com essa construção da universidade. E principalmente de ver que a partir dessa construção, hoje em 2022, a universidade está vibrante, ela está pujante. É uma universidade extremamente conectada e articulada com os anseios da sociedade”.

Representantes da sociedade civil

Representando o Poder Legislativo, o presidente da Câmara Municipal de Prudente, Demerson Dias, comenta que a história escrita pelo casal Agripino Lima e Dona Ana deu início a essa grande obra. “A realidade da estrutura que a Unoeste tem hoje é emocionante de ver. Hoje nós temos profissionais do mundo inteiro formados aqui. Então é uma grande satisfação a gente poder visitar essa galeria de uma história verdadeira. Parabéns a todos, a família e aos profissionais que prestam serviços aqui”.
A carioca Tatiane Gomes é superintendente do Prudenshopping e visitou a mostra no campus 1. “Me causou muita emoção ver toda a história da universidade que também faz parte da história de Prudente. Vir aqui e conhecer ainda mais a história da cidade onde eu moro e trabalho hoje é muito emocionante. São fotos belíssimas, traz a nós um sentimento real. A exposição está muito bonita no contexto dos 50 anos, a força da marca de 50 anos, e junto com pessoas que também são importantes aqui na cidade”.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
No campus 1, a exposição “50 anos Unoeste” permanecerá até o dia 15 de setembro. De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 12h. Do dia 19 a 23 de setembro, será montada no saguão do bloco B3 do campus II, onde o horário de visitação ao público e comunidade acadêmica será das 8h às 22h durante a semana, e aos sábados das 8h às 11h. Entre os meses de setembro e outubro, a exposição também será levada para os campi da Unoeste em Jaú e Guarujá.

Ector Gervasoni

Murilo Carapeba, Ana Cristina de Oliveira Lima, Augusto Cesar de Oliveira Lima e Guilherme Carapeba

Publicidade

Veja também