"Nada de novo no front"

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 08/03/2023
Horário 07:00

GUERRA: 
Que o cinema está supersaturado de filmes de guerra, todos sabemos. Mas o assunto ainda consegue criar boas tramas que se destacam e, esse é o caso de “Nada de Novo no Front”, que eu considero facilmente uma das melhores produções da Netflix em 2022 e que está chamando atenção nesta temporada de premiações!

HISTÓRIA:  
A história é focada em Paul, um jovem alemão que é convocado para ir lutar na Primeira Guerra Mundial. No início, ele e seus amigos estão completamente entusiasmados para fazer parte do combate e manter a honra da nação, claramente motivados por uma propaganda nacionalista que não mostrava nem o mínimo do que eles iriam encontrar no campo de batalha. 

FORTE: 
Com nove indicações ao Oscar, mostra mais sangue, corpos desmembrados, tiros, cadáveres e formas variadas de tortura e sofrimento que muitos filmes de terror. A dor e aflição que os camaradas sentem supera o limite da tela e em vários momentos nos deixam tontos e angustiados, tudo isso pelo maravilhoso trabalho de filmagem, edição e sonorização.

VIOLENTO: 
A violência crua, gratuita e sem saída nas trincheiras no norte da França, onde os exércitos mal se moveram e 3 milhões de soldados morreram por nada, é tema e cenário. Baseado em um livro de mesmo nome lançado em 1928. 

PROFUNDO: 
O diferencial que vejo aqui é abordar a ótica do soldado alemão, que costumeiramente é retratado como o vilão nas centenas de produções americanas. O dia a dia, as perdas, e a precariedade trazem profundidade a esta trama de encher os olhos. Vale a pena!

SIGA:
Para saber mais, siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!
 

Publicidade

Veja também