Não espere o Dia da Água para lembrar o quão precioso é este bem

EDITORIAL -

Data 20/03/2024
Horário 04:15

Fonte de vida, a água faz parte de inúmeras atividades dos seres humanos. É usada para consumo, irrigação de lavouras, atividades industriais, geração de energia, turismo e lazer. Embora seja abundante no planeta e na composição dos seres vivos, aprendemos desde cedo, nos tempos de escola, que apenas uma pequena porcentagem dela é aproveitável. 
Mesmo sendo um bem indispensável para nossa sobrevivência, ajudando a equilibrar e a conservar a biodiversidade, além de regular o clima, é cada vez menor a sua quantidade no mundo. Enfrentamos a chamada crise hídrica. A principal causa? A falta de cuidado, de responsabilidade e consciência do próprio homem.
Para debater o tema, assim como acontece anualmente em todo o mundo, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), realiza, desde ontem, em diversos lugares da cidade, atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Palestras, limpeza de córrego, arrecadação de óleo usado e plantio de mudas integram a programação, que segue até sexta-feira.
O objetivo é despertar a conscientização da preservação, principalmente nas crianças, de modo que repassem o que aprenderam em casa e passem a aplicar isso também em seu dia a dia.
A Rede Amor e Esperança, que luta para fomentar e incentivar a conservação e a preservação do meio ambiente, também promove na sexta, das 9h às 12h, um mutirão de plantio de 200 mudas na Mata do Furquim e o lançamento de 500 bombas de sementes para reflorestamento do local, que perdeu 80% da vegetação durante incêndio em agosto de 2021.
A colaboração coletiva é fundamental para que a água seja consumida com consciência, sem desperdício. Seu uso irracional e a poluição de fontes importantes, como rios e lagos, podem ocasionar a falta de água doce num futuro pouco distante. O que ficará para as próximas gerações? Apesar de muitos procurarem soluções em esferas governamentais, todos podem colaborar, diariamente, para que isto não ocorra. 
Simples ações podem fazer grande diferença e ajudar na economia da água, como deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes, faz a barba ou lava a louça; priorizar banhos curtos; regular a descarga do banheiro e não usá-la sem necessidade; utilizar a máquina de lavar somente quando acumular uma grande quantidade de roupa; não jogar lixos ou produtos químicos nos rios e praias; e não usar mangueira para lavar carros e calçadas. Prefira o balde e um pano. O uso racional da água deve fazer parte das atitudes diárias de toda a população, independente de datas. 
O assunto precisa ser preocupação de todos. Ser discutido em casa ou numa roda de amigos. Ser levado constantemente para as salas de aula. Não espere o Dia da Água para lembrar o quão precioso é este bem. Valorize-a enquanto há tempo!
 

Publicidade

Veja também