“Nasci para ser Dercy” chega ao Matarazzo neste fim de semana

Grace Gianoukas incorpora maestria de Dercy Gonçalves para trazer causos da vida e obra de uma das mulheres mais populares da dramaturgia brasileira 

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 25/08/2023
Horário 19:11
Foto: Divulgação/
Comédia que traz causos da vida e obra de Dercy Gonçalves ocorre em duas sessões: uma amanhã e outra domingo
Comédia que traz causos da vida e obra de Dercy Gonçalves ocorre em duas sessões: uma amanhã e outra domingo

Acontece neste final de semana no Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, o espetáculo “Nasci para ser Dercy”. A comédia que traz causos da vida e obra de Dercy Gonçalves, uma das mulheres mais populares da dramaturgia brasileira, ocorre em duas sessões: uma neste sábado, às 19h, e a outra domingo às 20h. 

Os ingressos podem ser adquiridos por meio deste link da plataforma de eventos Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/84682/d/204760?_gl=1*1q1t8od*_ga*MTIzODg5NTExOC4xNjY2MjE5OTY4*_ga_KXH10SQTZF*MTY5MTU5NjY3NC45LjEuMTY5MTU5NjY4OC4wLjAuMA

Bate-papo com Grace Gianoukas

Na tarde de hoje, a reportagem de O Imparcial foi até o Matarazzo e bateu um papo com a distinta atriz, Grace Gianoukas, que incorpora por cerca de 1h20 no palco a maestria de Dercy Gonçalves. 

“Pra mim, é uma alegria muito grande poder levar este espetáculo para todos os lugares e, principalmente, trazer aqui em Presidente Prudente, onde eu tenho família: meu marido [Paulo Profeta] é daqui, minha sogra também. Então, é quase como a gente vir se apresentar em casa, para as pessoas que a gente ama e tudo mais”, inicia Grace sob risos e com alegria ao falar sobre seu retorno ao oeste paulista. 

Na noite de hoje, a atriz apresenta o espetáculo “Nasci para ser Dercy” em Adamantina. “Gosto muito daqui [do oeste paulista]. Já fiz algumas apresentações na região e sempre fui muito bem recebida. Acredito que as pessoas vão vir assistir e vão gostar porque o espetáculo realmente é lindo”, pontua a atriz.  

A versátil Grace é atriz, produtora e diretora teatral. Natural de Porto Alegre (RS), Grace Gianoukas começou sua carreira no teatro na década de 80. Ela ficou conhecida por sua atuação como “Eva” no programa infantil “Rá-tim-bum”, da TV Cultura, no início da década de 90. Na televisão, ganhou notoriedade em 2016 ao interpretar a cômica vilã “Teodora Abdala” na novela “Haja Coração”, da Rede Globo. Na “Vênus Platinada”, atuou nas novelas “Orgulho e Paixão” em 2018, “Salve-se quem puder” em 2020 e teve uma participação especial em um episódio de “Terra e Paixão”, atual novela das nove da emissora carioca.  

Interpretar Dercy? "Um presente..."

“É um presente não só para mim, que fui convidada a interpretar a personagem nesta homenagem à Dercy Gonçalves, mas também para a cidade ao receber uma peça que, para além de ser muito engraçada, valoriza as mulheres de uma maneira muito especial, até porque a Dercy foi uma mulher que pouco se fala de sua importância para a cultura brasileira”, reflete Grace.

Para além da caricatura de Dercy

Nascida em 1907 no município de Santa Maria Madalena (RJ) no interior do Rio de Janeiro, Dolores Gonçalves Costa se transformou em Dercy Gonçalves, uma famosa atriz, comediante e cantora brasileira, conhecida por seu humor irreverente, linguagem audaciosa e personalidade marcante. Dercy faleceu em 19 de julho de 2008, com a 101 anos de idade. 

“Nesse mês de julho se completou 15 anos que ela partiu. Ela teve 80 e poucos anos de carreira. Dercy é uma mulher responsável pelo conceito de comédia brasileira que se pratica hoje em dia em muitos lugares”, conta Grace Gianoukas. “E essa história é pouco contada porque ela é feita pelos homens: a importância da Dercy para a cara do teatro brasileiro e também para o movimento feminino. Então, esse é um espetáculo que traz a Dercy de uma maneira que ela merece ser retratada e não com o estereótipo que ficou dela: uma velha louca que falava palavrões, que era desaforada e falava o que vinha a mente. Tudo bem, ela falava o que pensava, mas para chegar nisso, ela lutou e construiu o espaço dela, que não existia, até então, na sociedade brasileira e no mundo”, complementa.  

A irreverente Dercy Gonçalves começou sua carreira no teatro de revista nas décadas de 1920 e 1930, onde chamou a atenção por sua atuação cômica e pela quebra de tabus ao abordar temas considerados controversos para a época. Ela ficou famosa por sua língua afiada tal como a espada de São Jorge, seu vocabulário cheio de palavrões e sua irreverência, características que a tornaram um ícone da comédia e da cultura popular brasileira. 

Uma afronta ao patriarcado

“O espetáculo conta a história de uma atriz que vai fazer um teste para interpretar uma personagem da Dercy Gonçalves em um filme e ela se revolta com o roteiro porque, justamente, trazem a Dercy como uma caricatura”, conta Grace, ao dar uma palhinha da trama cômica que se desenvolve ao longo de 1h20 de espetáculo.  

Segundo a atriz, o espetáculo é extraído minuciosamente da biografia e das entrevistas que Dercy Gonçalves concedeu ao longo de sua vida. “Dercy enfrentou um censor na época da Ditadura Militar. Naquela época, o exército resolveu fazer um dossiê da Dercy Gonçalves e chegaram à grande conclusão de que ela era uma ‘mal-criada’”, relata com risos a atriz, ao falar de uma das cenas do espetáculo. 

“É um espetáculo engraçado e que fala muito de nosso país, que fala da gente como cultura brasileira e da importância da gente saber levar o popular para o povo brasileiro e não ficar copiando tudo de fora. O espetáculo é engraçadíssimo e muito emocionante”, completa a atriz Grace Gianokoulas.

Caio Gervazoni

Na tarde de ontem, atriz conversou com O Imparcial, sobre a peça e carreira

Publicidade

Veja também