Índice de furtos em Prudente reduz em 6,98%

Programa de radiopatrulha com motocicletas na área central tem sido vista como forma ágil e eficaz no combate a essas infrações

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 23/11/2018
Horário 07:43
Arquivo - Márcio: “Trabalho preventivo tem surtido grande resultado”
Arquivo - Márcio: “Trabalho preventivo tem surtido grande resultado”

Comerciantes e consumidores do centro de Presidente Prudente, desde 2016, podem contar com o Programa de Radiopatrulhamento com o emprego de motocicletas. O sistema de segurança tem sido visto como uma forma eficaz e ágil no combate a furtos em lojas do quadrilátero central. Com isso, de acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o índice deste tipo de crime no município caiu de 2.277 para 2.118 - uma redução de 6,98% no período de janeiro a setembro entre os anos de 2017 e 2018. Além disso, a cidade também conta com o reforço da Rocam (Rondas Ostensivas com Auxílio de Motocicletas), que está ligada à Força Tática, atuando na prevenção de infrações penais.

Segundo o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), Vitalino Crellis, havia muitas reclamações por parte dos lojistas sobre “inúmeras” ocorrências de furto dentro dos estabelecimentos e também com os clientes. “Principalmente em época de liquidação, quando as mercadorias ficam mais em frente à loja, as pessoas passavam e acabavam pegando e colocando dentro das sacolas”, conta. Ele fala que o patrulhamento com as motocicletas gera uma facilidade, pois os policiais trafegam com agilidade e fluidez, mesmo em meio a um trânsito caótico. “Além disso, só de ver as motocicletas, os indivíduos já se intimidam e pensam duas vezes antes de cometer esses delitos”, declara.

O programa está sob responsabilidade do capitão Marcelo Moura, que é comandante da 5ª Companhia de Polícia, e consiste em uma patrulha composta por dois policiais militares utilizando motocicletas, executando o patrulhamento preventivo e ou repressivo imediato, além de atender ocorrências habituais. Segundo nota emitida pela Polícia Militar, a radiopatrulha atua em horário comercial, principalmente aos sábados, em horários de maior fluxo, e a Rocam trabalha de acordo com a demanda apresentada, especialmente em horário comercial e nos horários verificados de acordo com os índices criminais. 

Lojistas

O gerente da loja Giga, Adriano Ferreira dos Santos, fala que há tempos não ocorrem casos de furto na loja e acredita que o patrulhamento feito pela polícia contribuiu para isso. “Quanto mais tiver serviços como este, é melhor para a gente, pois podemos nos sentir seguros diante destes infratores”, considera. Ele conta que, na maioria das vezes, pessoas suspeitas adentram a loja e observam o ambiente antes de cometer a infração. “Mas quando elas verificam que há essa ronda da polícia, se sentem intimidadas e desistem do furto”, afirma.

Na loja de departamentos Tanger, o gerente Márcio Fidencio declara que a diminuição dos furtos é visível, assim como o trabalho da patrulha. “Há um tempo, um indivíduo estava tentando furtar a loja e em minutos a polícia passou com as motocicletas e foram atrás da pessoa”, recorda. Ele também conta que em outra situação em que foi necessário acionar a patrulha, em alguns minutos a polícia já estava no local. “Esse trabalho preventivo tem surtido grande resultado, pois a presença da polícia inibe os infratores que passam a pensar sobre as consequências em relação a isso”, explica.

Já a loja de cosméticos Sumirê, que fica localizada no calçadão, um ponto de pico de fluxo de pessoas, a gerente Simone Rezende fala que não conseguiu identificar uma diminuição efetiva do número de furtos com o patrulhamento. “Só depois que eu também coloquei seguranças aqui na loja, que eu consegui diminuir em cerca de 80% essas infrações”, conta. Mesmo assim, ela acredita que o patrulhamento seja uma boa medida de proteção, mas que surte um maior efeito com a segurança dos consumidores nas vias.

Número de furtos em Presidente Prudente
  2017 2018
Janeiro 277 251
Fevereiro 229 232
Março 278 268
Abril 251 269
Maio 257 287
Junho 269 205
Julho 242 188
Agosto  261 233
Setembro 213 185
Total 2277 2118
Fonte: Secretaria de Segurança Pública
Publicidade

Veja também