Ônibus da AAPC realiza exame papanicolau gratuitamente nesta 5ª, no Maré Mansa

Na sexta-feira, unidade móvel, que tem promovido de 200 a 300 teste por mês, estará no Conjunto Habitacional Brasil Novo, também em Prudente

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 06/03/2024
Horário 13:21
Foto: Cedida
Com dois consultórios ginecológicos, ônibus conta com enfermeira para coleta dos exames
Com dois consultórios ginecológicos, ônibus conta com enfermeira para coleta dos exames

Há cerca de 25 anos oferecendo exames gratuitos de papanicolau às moradoras da região, o ônibus da AAPC (Associação de Apoio a Portador de Câncer de Presidente Prudente) estará nesta quinta-feira, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Maré Mansa, na capital do oeste paulista, atendendo todas as mulheres com mais de 25 anos de idade que estejam interessadas no teste de prevenção. Na sexta-feira, a unidade móvel, que tem promovido de 200 a 300 exames por mês, estará no Conjunto Habitacional Brasil Novo. Veja a programação completa de março na tabela.
Presidente da AAPC, Roberto Gurgel, explica que, para poder fazer o preventivo, as interessadas deverão apresentar a carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde), bem como um documento de identificação com foto. “A importância do exame é que, além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV [sigla em inglês para Papilomavírus Humano], as doenças, quando detectadas no início, têm uma enorme possibilidade de cura. Então, a prevenção é muito necessária à saúde das mulheres”, alerta.
Dotado de dois consultórios ginecológicos, o ônibus conta com uma enfermeira que faz a coleta dos exames, cujos resultados ficam prontos em cerca de 30 a 40 dias. “A associação não toma conhecimento dos resultados, pois estes são de cunho pessoal. No entanto, recomendamos que, quando apresentar qualquer irregularidade, que procure um médico de imediato para dar as orientações em relação ao tratamento que deverá ser feito”, orienta.

Como agendar visita
Para receber a visita do ônibus da AAPC, Roberto explica que basta as entidades, igrejas, bem como a sociedade civil, entrarem em contato com a associação para realizar o agendamento. A sede da entidade fica na Avenida Marechal Deodoro, 375, na Vila São Jorge. O telefone é o (18) 3355-4944, atendimento das 8h às 17h, de segunda à sexta. “Esse número serve para qualquer tipo de esclarecimento sobre a unidade móvel e também para tratar de doações que podem ser feitas à nossa associação, como de roupas, utensílios domésticos em boas condições de uso. Quem quiser ajudar, basta entrar em contato”, promove o presidente da entidade.

Agenda de março:

  • 07/03 - UBS Maré Mansa (Presidente Prudente)
  • 08/03 - Conjunto Habitacional Brasil Novo (Presidente Prudente) 
  • 11/03 - Casa de Apoio Geraldo Ribeiro (Presidente Prudente)
  • 12/03 - Lucélia
  • 13/03 - Inúbia Paulista 
  • 14/03 - João Ramalho
  • 15/03 - Paraguaçu Paulista
  • 16/03 - Sandovalina
  • 26, 27 e 28/03 - Indiana
     
Publicidade

Veja também