"Ninho de Cobras"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 20/02/2024
Horário 07:08

Em 1970, os faroestes já se encontravam em declínico quanto à preferência popular, contudo, este filme é uma grande diversão dirigida pelo mestre Joseph L. Mankiewicz que nunca havia filmado neste gênero e estrelado por duas lendas do cinema e do Velho Oeste: Kirk Douglas e Henry Fonda. “Ninho de Cobras” (There Was a Crooked Man...) conta a história do bandido Paris Pitman Jr (Kirk Douglas), que depois de um assalto fracassado, esconde seu dinheiro recém-roubado onde ninguém pode encontrá-lo, mas acaba perdendo toda a sua gangue em um tiroteiro antes de ser capturado pela lei e receber uma longa sentença em uma prisão no deserto. Ele tenta subornar os guardas para se livrar da cadeia, mas o honesto xerife Lopeman (Henry Fonda) frustra suas expectativas. Sem opções, ele planeja uma fuga da prisão fazendo amizade com os prisioneiros e prometendo parte do saque. 

“Vacinação contra dengue em idosos”

A vacinação contra a dengue no Brasil já está disponível pelo laboratório Takeda (vacina Qdenga) e conta com um esquema de duas doses, que devem ser tomadas no intervalo de três meses. O planejamento inicial do Ministério da Saúde é de que a vacina seja ofertada para indivíduos da faixa etária de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Este grupo foi escolhido por concentrar o maior número de hospitalizações por dengue da população idosa, para a qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). No Brasil, a recomendação da vacina em clínicas particulares ficou entre 4 e 60 anos de idade. Embora, os idosos apresentem o maior número de internações e morte por dengue no país (com risco de 11-12 vezes maior que a população em geral de internação pela doença), não há estudos suficientes que indiquem a vacina para a população idosa, tanto no que tange eficácia quanto segurança. A vacina é composta por quatro versões enfraquecidas dos sorotipos do vírus causador da dengue. Os vírus atenuados quando injetados pela vacina são descobertos pelo sistema imunológico, e passam a produzir anticorpos contra eles. Uma nova vacina de dose única está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantã com testes de eficácia de 79,6% entre 2 e 60 anos. A Agência Europeia de Medicamentos (bem como da vizinha Agência Argentina de Medicamentos) autorizou o uso da vacina em pessoas acima de 60 anos, baseados em estudos que revelam eficácia e segurança, mas a Anvisa ainda não autorizou a sua utilização. Clínicas particulares têm oferecido à vacina para idosos desde que haja recomendação médica específica (tendo em vista imunidades individual e riscos epidemiológicos). Enquanto não há vacina para idosos, a melhor estratégia ainda é o cuidado peridomiciliar quanto ao risco de desenvolvimento da larva do mosquito em águas paradas, bem como o uso de repelentes.

Dica da Semana

Filmes

Filmes dirigidos por Joseph L. Mankiewicz: 
Grande cineasta do cinema estadunidense (1909-1993) teve longa carreira como roteirista até ser lançado como diretor sendo nomeado quatro vezes ao Oscar, tendo vencido em duas vezes consecutivas: 1949 por “Quem é o Infiel?”, e 1950 por “A Malvada”. Dentre seus filmes, o destaque para: “Júlio César” (1953), “A Condessa Descalça” (54), “Eles e Elas” (55), “De Repente, no Último Verão” (59) e “Cleópatra” (63).  
 

Publicidade

Veja também