"O segredo da porta fechada"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 05/03/2024
Horário 09:04

Filme noir dirigido pelo mestre do expressionismo alemão Fritz Lang, da época de sua carreira em Hollywood em 1947: “O Segredo da Porta Fechada” (Secret Beyond the Door). Na trama, a jovem Celia (Joan Bennett) está prestes a ser casar com um amigo e resolve tirar umas férias no México. Lá ela conhece o homem de seus sonhos, Mark (Michael Redgrave) com quem se casa após dias do primeiro contato. Os dois vão morar juntos na mansão dele, misteriosa e sombria como o dono. Com o passar dos tempos, ela vai descobrindo os segredos do local, mas um quarto especial, sempre trancado, continua instigando-a. Uma atmosfera crescente de medo e suspense faz deste um dos mais interessantes e subestimados filmes do diretor. Joan Bennett estrela sua terceira fita com o diretor, após “Um Retrato de Mulher” (1944) e “Almas Perversas” (1945). 
    
“Choque elétrico: A dor do herpes zoster”

O herpes zoster, popularmente conhecida como “cobreiro”, é uma doença provocada pelo vírus varicela-zoster (o mesmo que provoca a catapora na infância) que se apresenta como pequenas bolhas em um segmento do corpo, geralmente seguindo o trajeto de um nervo, sendo os mais frequente: o nervo intercostal, o nervo trigêmeo da face e nervos do membro inferior. Não é uma doença que se espalha para outras áreas, sendo unilateral, mas pode ser muito dolorosa, com dores descritas como horrorosas e extremas. O herpes zoster é mais comum em pessoas com mais de 50 anos de idade e adultos com sistema imune enfraquecido. Na maioria das vezes, é autolimitada, com desaparecimento das lesões de pele dentro de sete a 14 dias, no entanto, é muito comum sua principal complicação: a neuralgia pós-herpética, que pode persistir por meses e anos, mesmo com a cura das lesões cutâneas, ocorrendo em até 30% dos pacientes. Trata-se de uma dor intensa, persistente, que pode ocorrer de forma espontânea ou com mínimos estímulos, como um simples toque do tecido da roupa ou um movimento respiratório. A maioria das pessoas que tem a doença não adquire por contato recente, mas pelo simples fato de que depois que uma pessoa adquire catapora, mesmo na infância, o vírus permanece adormecido dentro do corpo por toda a vida, esperando uma condição da baixa imunológica. 94,5% dos adultos brasileiros já estão infectados com o vírus, estando sujeitos à reativação. Daí a importância da vacinação contra o herpes zoster (que não está disponível pelo SUS – Sistema Único de Saúde). Recentemente o laboratório GSK lançou no país a vacina Shingrix, que faz uso de um vírus inativado e recombinante, com alta eficácia contra a doença. Há uma resposta superior a 90% de eficácia por um tempo mínimo de quatro anos, com um esquema vacinal de duas doses com intervalo de 60 dias entre elas. 

Dica da Semana

Filmes 

Filmografia do diretor Fritz Lang: 
Um dos mais importantes cinegrafistas da história do cinema com produções que marcaram profundamente a produção fílmica, tanto em sua fase alemã (como “Metrópolis”, de 1927, “M, o Vampiro de Dusseldorf” de 31 e “O Testamento do Dr. Mabuse” de 33) como americana (“Fúria”, de 1936, “A Volta de Frank James”, 40, “O Homem que quis Matar Hitler”, 41, “A Gardênia Azul”, 52, “Os Corruptos”, 53 e “Desejo Humano”, 54). Imperdível para admiradores e novos fãs. 
 

Publicidade

Veja também